Diversas pessoas sofrem no dia a dia com este incômodo que surge, aparentemente, do nada e pode parecer, a princípio, com um leve “mau jeito”. Seja durante o trabalho, as férias ou aquele passeio gostoso com os amigos ou a família no fim de semana, a dor na virilha pode surgir em qualquer momento.
No entanto, é importante notar algumas características que tornam o indivíduo mais propenso a sentir o incômodo. Se você está grávida, é atleta ou mesmo precisa caminhar longas distâncias diariamente, fazendo exercícios constantemente, a dor na virilha pode ter vários significados. Mas atenção, de maneira nenhuma, pense em se medicar sem consultar um especialista antes.
Possíveis causas da dor na virilha
Essa dorzinha chata e incômoda, que de certa forma nos atrapalha em tudo que tentarmos fazer, pode ser provocada por uma distensão muscular, oriunda dos excessos na prática de esportes como atletismo, tênis, futebol, e até mesmo quando a gente exagera na intensidade dos exercícios na academia.
Contudo, essa mesma dor também pode ser reflexo de outros problemas, como uma osteoastrite (artrose), no quadril, ou ainda uma bursite. Pode também ser decorrente de uma apendicite, ou de uma prostatite (que é do uma inflamação na próstata). Há, ainda, os casos decorrentes de uma litíase renal, que se trata de pedras nos rins, de uma hérnia inguinal, ou ainda de tumores nos testículos. Quase toda gravidez também, quando chega aos últimos meses, provoca essa dorzinha incômoda na virilha.
Não estão descartadas inflamação nos intestinos, infecção na urina e até mesmo uma pequena diferença nos membros.
Diagnóstico e tratamento
Ao sentir uma dor na virilha, é extremamente necessário procurar um médico especialista. Faça isso antes de procurar qualquer creme ou pomada e de tomar qualquer remédio por conta própria. Isto porque cada um desses problemas possui uma medicação mais eficiente e mais adequada a fim de trazer maior e melhor alívio ao paciente, sem comprometer ainda mais a sua saúde. Além, é claro, de que o especialista está melhor preparado para diagnosticar com propriedade o real motivo da dor, para então proceder com o tratamento mais adequado.
Se o motivo da dor, por exemplo, for uma distensão muscular, uma artrose ou bursite, os tratamentos estão relacionados a analgésicos fortes e anti-inflamatórios. Em casos de gestação, é recomendada a fisioterapia ou acupuntura para alívio dessa dor.
Quando tal incômodo tem sua origem em uma apendicite, hérnia inguinal ou inflamação nos intestinos, o médico especialista procederá com uma avaliação de emergência, a fim de verificar se há ou não necessidade de uma cirurgia urgente.
Se o paciente estiver com alguma prostatite, infecção de urina ou hérnia, o médico responsável procederá com o tratamento à base de antibióticos.
E não para por aí, não.
Se forem diagnosticadas pedras nos rins ou tumores nos testículos, um médico urologista deverá também examinar o paciente. E por fim, se braços e pernas estiverem desalinhados, um bom ortopedista deverá ser procurado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.