doenças oncológicas do aparelho digestivo

Tudo o que você precisa saber sobre as doenças oncológicas do aparelho digestivo

Nos últimos anos, a cirurgia oncológica do aparelho digestivo tem adquirido mais espaço no tratamento do câncer e com avanços positivos. As técnicas cada vez menos invasivas tornaram o procedimento mais seguro e menos doloroso.

Até os anos 80, a laparoscopia era utilizada apenas como um procedimento para diagnóstico do câncer. Nos últimos anos, descobriu-se que ela pode ser, também, muito eficiente no tratamento da doença no esôfago, estômago, intestino (cólon e reto) e pâncreas.

A laparoscopia, ou cirurgia do aparelho digestivo por vídeo, permite o acesso ao abdômen, sem grandes cortes. Além da vantagem estética, a abordagem por laparoscopia causa menos dor, agride menos o organismo e exige menos gastos de energia, o que torna a recuperação mais rápida e tranquila. Oferece, ainda, menos chances de complicação e de ferida operatória (como hérnia e infecção). Essas vantagens são especialmente importantes para indivíduos que precisam iniciar a quimioterapia precocemente.

Atualmente, grande parte das cirurgias no aparelho digestivo podem ser realizadas com laparoscopia. Os resultados oncológicos são os mesmos da cirurgia convencional (aberta), quando bem indicado e tratado por cirurgiões experientes e hábeis no procedimento.

Doenças oncológicas do aparelho digestivo

O aparelho digestivo é composto por um conjunto de órgãos que começa na boca, passa pela faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e termina no ânus. Além desses órgãos, os procedimentos no aparelho digestivo podem envolver alguns anexos, como o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.

A seguir, saiba quais são os principais tipos de câncer no sistema digestivo.

Câncer de Esôfago

Pode ser causado pela ocorrência do refluxo ácido do estômago para o esôfago. Existe, ainda, uma relação com o tabagismo e o alcoolismo. O principal sintoma é a dificuldade para engolir os alimentos. Para o diagnóstico, é preciso fazer endoscopia digestiva anualmente.

Câncer de Estômago

Esse câncer também tem relação com o tabagismo e com a ingestão de corantes artificiais e alimentos com conservantes. Não apresenta sintomas perceptíveis em estágio inicial, por isso é importante a realização de endoscopia digestiva.

Câncer de Pâncreas

Associado ao tabagismo, alcoolismo e diabetes, o câncer de pâncreas é uma das patologias mais graves que afetam o sistema digestivo. É diagnosticado, mais frequentemente, por tomografia. Normalmente, só é detectado nos estágios mais avançados devido à incidência de icterícia, síndrome caracterizada pela coloração amarela dos tecidos e secreções orgânicas. Geralmente, afeta a população com mais de 65 anos.

Câncer do Intestino Grosso

O câncer no intestino grosso pode começar na forma de um pólipo benigno, com possibilidade de se tornar maligno. A principal causa é a ingestão de gordura saturada. A obesidade também tem relação com o aparecimento do tumor.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe