Woman on blurred background using digital x-ray of human intestine holographic scan projection 3D rendering

Doenças hereditárias do aparelho digestivo

As doenças hereditárias do aparelho digestivo são condições médicas que podem ser transmitidas de geração em geração através de genes defeituosos. Essas doenças afetam o funcionamento do sistema digestivo e podem causar sérios riscos à saúde das pessoas, como a desnutrição, insuficiência hepática, anemia, aumento do risco de câncer, entre outros. Por isso, é fundamental reconhecer os sintomas e buscar o diagnóstico e tratamento adequados.

Preparamos o post a seguir com informações detalhadas sobre as principais doenças hereditárias do aparelho digestivo e as melhores opções de tratamento para garantir uma boa saúde digestiva. Portanto, não deixe de continuar a leitura!

Quais as principais doenças hereditárias do aparelho digestivo?

As doenças do aparelho digestivo afetam órgãos como o estômago, intestinos, fígado e pâncreas. Algumas doenças são condições genéticas que podem levar a danos irreversíveis nos órgãos se não forem tratadas adequadamente. Veja mais sobre elas:

  1. Doença de Crohn 

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal que pode afetar qualquer parte do sistema digestivo, desde a boca até o ânus. Os sintomas da doença de Crohn incluem dor abdominal, diarreia, perda de peso, fadiga e sangramento retal. 

O tratamento da doença de Crohn depende da gravidade e da localização dos sintomas e pode incluir medicamentos, mudanças na dieta e, em casos graves, cirurgia. A doença de Crohn é uma condição crônica que requer acompanhamento médico regular.

  1. Colangite esclerosante primária 

A colangite esclerosante primária é uma doença crônica do fígado que se caracteriza pela inflamação e cicatrização dos ductos biliares intra e/ou extra-hepáticos. Os sintomas incluem icterícia, coceira, fadiga e desconforto abdominal. 

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, imagens do fígado e uma biópsia hepática. A terapia pode incluir medicamentos imunossupressores ou até mesmo um transplante de fígado em casos graves.

  1. Síndrome de Lynch

A Síndrome de Lynch é uma condição genética que aumenta significativamente o risco de desenvolver câncer de cólon e outros tipos de câncer, como câncer do endométrio, ovários e estômago. 

A Síndrome de Lynch é causada por mutações genéticas hereditárias que afetam genes responsáveis pela reparação do DNA. Pessoas com histórico familiar de câncer colorretal ou outras formas de câncer devem ser avaliadas para a Síndrome de Lynch. 

  1. Doença celíaca 

A doença celíaca é uma condição autoimune em que o sistema imunológico reage ao glúten, uma proteína encontrada em alimentos como trigo, cevada e centeio. Isso pode danificar o revestimento do intestino delgado, interferindo na absorção de nutrientes. 

Os sintomas podem incluir diarreia, dor abdominal, inchaço e fadiga. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue e biópsia intestinal. A única maneira de tratar a doença celíaca é através de uma dieta rigorosa sem glúten. Se não tratada, a doença celíaca pode causar anemia, osteoporose e até mesmo câncer.

  1. Hemocromatose

É uma condição hereditária que faz com que o corpo absorva excesso de ferro, que se acumula no fígado e em outros órgãos. Pode levar a danos no fígado e outros problemas de saúde.

Os sintomas podem incluir fadiga, dor abdominal, fraqueza, perda de peso e alterações na pigmentação da pele. O diagnóstico é feito através de exames de sangue e testes genéticos. 

O tratamento envolve a remoção do excesso de ferro do corpo através e a adoção de uma dieta com baixo teor de ferro. Se não tratada, a hemocromatose pode levar a danos permanentes nos órgãos e até mesmo insuficiência orgânica.

Conclusão

Por fim, vale ressaltar que é recomendável que indivíduos com histórico familiar de doenças digestivas procurem acompanhamento médico e adotem estilos de vida saudáveis para minimizar o risco de desenvolver essas condições.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe