A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal (DII) grave que pode trazer grande impacto à saúde do paciente. Além disso, é um quadro crônico que ainda não tem suas causas totalmente esclarecidas.
Assim, é fundamental conhecer mais sobre essa patologia. Nesse sentido, preparamos este post para explicar tudo o que você precisa saber a respeito do tema, desde causas e sintomas até as melhores formas de tratamento.
O que é a doença de Crohn?
A doença de Crohn é uma doença inflamatória que atinge a parte inferior do intestino delgado, do intestino grosso ou de ambos, além de acometer qualquer órgão do sistema digestivo, desde a boca até o ânus. A única região que não é afetada pela doença é o reto.
Trata-se de uma condição muito comum entre pessoas com idade entre 20 a 40 anos, especialmente os fumantes. As inflamações provocadas pela doença de Crohn são invasivas e podem atingir tanto a parte superficial dos intestinos quanto as camadas da parede intestinal.
Além disso, essa doença costuma se manifestar silenciosamente, podendo não causar nenhum sintoma enquanto está no estágio inicial. Por isso, é de difícil diagnóstico, o que impossibilita o tratamento precoce da condição.
Quais as principais causas?
Da mesma forma como ocorre com outras DIIs, as causas da doença de Crohn não estão totalmente esclarecidas. Entretanto, já é possível afirmar que há uma importante relação do quadro com fatores genéticos e ambientais, como, por exemplo:
- alterações no sistema imunológico que levam as células de defesa a atacar o sistema digestivo;
- tabagismo, pois o cigarro contém substâncias tóxicas que afetam como o sangue flui para os intestinos;
- histórico familiar da doença, principalmente de parentes próximos;
- alterações na microbiota intestinal, levando ao desequilíbrio na quantidade de bactérias que habitam o intestino.
Ainda, existem estudos que também apontam as infecções virais e bacterianas como possíveis causas para a doença de Crohn. Acredita-se que essas condições fazem com que as células de defesa do organismo ataquem indevidamente o trato digestivo, inflamando os tecidos da região.
Ademais, a combinação de alimentação desequilibrada, estresse e uso contínuo de medicamentos anti-inflamatórios pode potencializar os sintomas apresentados pelo paciente, tornando o quadro ainda mais grave.
Quais são os sintomas?
A doença de Crohn pode ser assintomática em estágio inicial e causar sintomas graves em estágio moderado ou grave. Nesses casos mais severos, os principais sinais são diarreia frequente e dor abdominal, mas sem sinais de desidratação, febre ou perda de peso.
Além disso, no estágio fulminante, o mais perigoso, a pessoa apresenta febre alta, vômitos contínuos, obstrução intestinal ou abscesso e uma acentuada perda de peso. Em alguns casos, há relatos de dores articulares, hemorroidas ou outras lesões no ânus.
Como é o tratamento da Doença De Crohn?
Embora não haja cura, existem formas de controlar a doença de Crohn. O tratamento consiste no uso de antibióticos e corticoides para aliviar os sintomas em períodos de crise e também para evitar que se repitam.
Ainda, para contribuir com o tratamento e controlar o desconforto, o paciente também deve procurar suporte nutricional. Em quadros graves, em que o tratamento não oferece o resultado esperado, a cirurgia é uma opção. Nesses casos, retira-se todo o segmento intestinal acometido.
Então, como você pode perceber, a doença de Crohn é uma condição grave e demanda tratamento. Caso contrário, poderá impactar consideravelmente a qualidade de vida do paciente e afetar o funcionamento do trato digestivo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos para conhecer mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!