A cirurgia bariátrica é uma das principais formas de tratamento da obesidade mórbida, devolvendo a qualidade de vida ao paciente. Porém, é um procedimento complexo e que exige a adoção de muitos cuidados no pós-operatório, principalmente em relação à alimentação.
Neste post, preparamos uma lista com as dicas mais importantes para quem acabou de realizar a gastroplastia. Então, se você está interessado no tema, não deixe de ler.
1) Alimentação adequada
Após a cirurgia bariátrica, o estômago sofre uma mudança de tamanho, o que exige uma grande mudança nos hábitos alimentares do paciente. O sucesso do procedimento depende da adesão as orientações médicas e nutricionais.
Ainda, no primeiro mês, a alimentação é restrita aos líquidos. Então, beba sucos naturais de frutas e legumes, chás, sopas e água de coco. Após os primeiros 30 dias. Inicia-se a dieta pastosa e fracionada. O objetivo é iniciar o processo de mastigação, digestão e absorção.
2) Uso de suplementos vitamínicos
A redução no tamanho do estômago e o desvio no trânsito intestinal afeta a capacidade de absorção dos nutrientes. Por isso, há a necessidade de fazer uso de suplementos vitamínicos, pois, ajudam a complementar a ingestão nutricional diária necessária de cada paciente.
3) Prática de exercícios físicos
Para o sucesso da cirurgia bariátrica, a realização de exercícios físicos é imprescindível, não só porque ajudam na redução do peso, mas também porque evitam a perda de massa magra. Em alguns casos, o médico prescreve sessões de fisioterapia com o objetivo de melhorar as funções respiratórias e motoras.
4) Utilização dos medicamentos prescritos
Durante o pós-operatório, os médicos prescrevem diferentes medicamentos, tais como, os analgésicos para aliviar as dores e os antiácidos líquidos para reduzir a formação de úlceras no estômago.
5) Realização regular dos exames
Por ser um procedimento complexo, a cirurgia bariátrica exige uma rotina de acompanhamento médico do paciente. Para isso, se faz necessária a realização de diferentes tipos de exames que ajudam a avaliar a adaptação do organismo as mudanças que foram realizadas.
Ainda, os exames que costumam ser solicitados são para verificar os níveis de vitaminas e minerais, a glicemia, a qualidade renal do paciente, as condições cardiovasculares, respiratórias e circulatórias. Caso haja alguma deficiência nutricional, são indicados novos suplementos e mudanças na dieta.
6) Acompanhamento psicológico
Para que o resultado da gastroplastia seja o esperado, o paciente precisa não só mudar os seus hábitos e comportamentos, mas também a forma como se relaciona com a comida. Geralmente, a obesidade está relacionada a algum tipo de compulsão.
Por isso, desde o pré-operatório, há um acompanhamento psicológico que visa preparar o paciente para as mudanças que ocorrerão no seu organismo. Além disso, a perda de peso depende da força de vontade do paciente.
Ainda, não é incomum que muitas pessoas desistam dos cuidados com a alimentação e com o corpo, mesmo após a realização da cirurgia. Por isso, é de extrema importância ser acompanhado de perto por um profissional de saúde mental.
Agora, com todas essas dicas, você já tem as orientações necessárias sobre os cuidados no pós-operatório. Porém, não se esqueça que todas as recomendações da equipe médica precisam ser seguidas à risca.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!