Enjoos, dores fortes no estômago e até na cabeça, diarreia e vômitos, são apenas alguns sinais da chamada colelitíase, a temida e popular pedra na vesícula. Nesse pequeno órgão, é onde fica armazenada a bile, uma substância líquida que atua em nosso organismo com a função de ajudar na digestão e limpeza das gorduras que ingerimos.
Essa condição surge quando as pedras, também chamadas de cálculos, começam a se formar com base nos resíduos encontrados na própria bile.
Apesar de todas as particularidades e problemas, prevenir a colelitíase não é tão complicado. Quer saber mais? Continue a leitura e saiba o que deve ser feito!
Como é possível prevenir?
A dica principal para as pessoas que querem prevenir a colelitíase ou até mesmo tratá-la, é procurar retirar, tanto quanto possível, de sua dieta alimentar os alimentos gordurosos. Como apontamos, a bile a responsável pela digestão da gordura, porém, quando há o consumo excessivo dela, o organismo não consegue fazer a digestão de forma adequada.
Quando isso acontece, placas de colesterol começam a se acumular na vesícula sendo esse o processo que leva ao surgimento da condição.
Com isso, evitar ou tratar a pedra na vesícula depende muito da retirada da gordura da dieta alimentar — pipocas de micro-ondas, biscoitos recheados, lasanhas, pizzas, carnes vermelhas com muita gordura saturada, batata frita e fastfood, são alguns alimentos ricos em gorduras.
A dica é sempre procurar consumir alimentos que sejam fontes de fibra, por exemplo, vegetais crus e frutas. Quanto mais a dieta for rica em fibras e com pouca gordura, mais a bile consegue manter o colesterol em sua forma líquida.
Estudos sobre como prevenir a colelitíase mais recentes indicam que ingerir azeite (cerca de duas colheres por dia) ajuda a diminuir as chances de a pessoa desenvolver essa doença. Isso é possível, pois o azeite também atua na redução dos níveis de colesterol na vesícula e no sangue. Pesquisas também mostraram que a incidência de pedras na vesícula é significativamente baixa entre indivíduos que moram em áreas onde o consumo de azeite é relativamente alto.
Mas vale uma observação fundamental: não é indicado retirar abruptamente as gorduras ou as eliminar por completo, pois, por mais incrível que possa parecer, quando há a ingestão de muito pouca gordura os cálculos na vesícula também podem surgir, isso sem considerar outros aspectos do organismo que podem ser afetados!
Dicas de alimentos para ajudar a prevenir a colelitíase
Como vimos, a prevenção passa por uma dieta equilibrada. A seguir, listamos alguns alimentos que podem ajudar. Acompanhe!
Leguminosas: grão de bico, feijão, lentilha e ervilhas são alguns dos alimentos que ajudam na digestão de gorduras, controle do colesterol e que são ricos em fibras.
Pimenta vermelha: por ajudar a diminuir o colesterol é muito útil para a prevenção da pedra na vesícula. Além disso, ela tem ação anti-inflamatória.
Carnes magras: são muito importantes para uma alimentação equilibrada, o que ajuda na saúde da vesícula. Peixe e frango (sem pele) são ótimas opções.
Frutas cítricas: repletas de vitamina C, as frutas cítricas são excelentes agentes de regulação dos ácidos biliares e colesterol. Vale lembrar que não são apenas as cítricas que devem ser consumidas, mas qualquer uma que possua vitamina C, como a acerola, pois terá a função de prevenção.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!