O sistema digestivo, também conhecido como sistema digestório ou aparelho digestivo é composto por diversos órgãos que trabalham em conjunto e se divide em duas partes.
Uma delas é o tubo digestório, antes conhecido como tubo digestivo que se divide em três partes: alto, médio e baixo. A outra parte diz respeito aos órgãos anexos.
Veja, na tabela abaixo, os órgãos que compõem cada parte do sistema digestivo.
Partes | Descrição |
Tubo digestório alto | Boca, faringe e esôfago. |
Tubo digestório médio | Estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo). |
Tubo digestório baixo | Intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, curva sigmoide e o reto). |
Órgãos anexos | Glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar. |
Se alimentar de uma maneira adequada deveria ser uma norma adotada pelas pessoas no cotidiano. Entretanto, algumas pessoas acabam não cuidando muito bem da alimentação, ingerindo alimentos não muito saudáveis e até pulando refeições o que causa reações negativas no aparelho digestivo.
É comum relacionar problemas do sistema digestóriodiretamente ao intestino ou ao estômago, porém, o sistema responsável pela digestão é composto por diversos órgãos que trabalham em conjunto, como listados na tabela acima.
Esses órgãos têm o objetivo de extrair o máximo de nutrientes dos alimentos, garantindo assim a absorção de todas as substâncias nutricionais que o nosso organismo necessita.
Todos nós já reclamamos de uma queimação ou um incômodo estomacal causados pelo consumo exagerado de algum tipo de alimento. Sintomas como queimação ou azia são bem comuns, e todos nós conhecemos bem o desconforto quando a comida não cai bem.
Entretanto, se esses sinais se tornarem frequentes é preciso ficar atento para doenças que podem prejudicar gravemente a nossa saúde.
Sinais de problemas no sistema digestivo
Os sinais principais de problemas no aparelho digestivo incluem uma variedade de sintomas: dor ou cólicas no abdômen, náuseas e vômitos, perda de peso sem razão aparente, queimação estomacal, inchaço, azia, prisão de ventre, entre outros.
É fato que alguns sintomas são banais e decorrentes de situações específicas, como um exagero pontual na alimentação, por exemplo.
Entretanto, a repetição de um ou mais sintomas demanda acompanhamento médico, com o intuito de diagnosticar uma possível infecção ou doença crônica. Sinais mais preocupantes como sangue nas fezes ou secreções devem ser rapidamente observados por um especialista.
Doenças gastrointestinais
De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças crônicas do trato-gastrointestinal estão entre as principais causas de morte no Brasil. Além de muito graves, essas doenças variam bastante de acordo com o estilo de vida.
A alimentação inadequada, assim como o sedentarismo, álcool e fumo são agravantes que podem levar a complicações muito sérias.
Abaixo, veja, as doenças mais comuns do sistema digestório em que a má alimentação pode ser uma das causas:
- Prisão de ventre – Caracteriza-se pelas fezes endurecidas e dificuldade de evacuar;
- Diarréia – Ao contrário da prisão de ventre,caracteriza-se pela perda da consistência das fezes e aumento do número de evacuações por dia;
- Infecções intestinais – Normalmente ocorre após a ingestão de alimentos estragados, mal higienizados ou contaminados por bactérias;
- Faringite – Infecções por bactérias ou vírus na faringe;
- Gastrite – Caracteriza-se pela inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste o estômago;
- Apendicite – A inflamação do apêndice acontece quando existe o inchaço do órgão ocasionado por tumores, fezes ou infecções virais;
- Pancreatite – A inflamação do pâncreas, pode causar náuseas, perda de peso, pele amarelada, fria e úmida. Fezes gordurosas e dor abdominal, indicam o mau funcionamento dessa glândula.
- Câncer – Umas das maiores causas de morte, principalmente entre os homens, o câncer de estômago e câncer de cólon se caracterizam pela formação de tumores que atacam o sistema gastrointestinal.
O bom funcionamento do aparelho digestivo mantém a sua imunidade em dia, possibilitando uma melhor defesa do seu corpo contra agentes estranhos, combatendo uma possível doença.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!