A colecistite é uma inflamação da vesícula biliar, um pequeno órgão em forma de pera que fica ao lado direito do abdômen. Esta pequena bolsa fica próxima ao fígado e armazena temporariamente a bile, fluido produzido pelo fígado que ajuda na digestão.
Quando não tratada, a inflamação pode levar a problemas mais sérios, muitas vezes com risco de morte, como ruptura da vesícula biliar, por exemplo. O tratamento geralmente envolve a remoção da vesícula e uso de antibióticos.
Continue lendo para saber mais sobre a inflamação, bem como seus principais sinais e sintomas, causas e quando ver um médico. Vamos lá?!
O que é a colecistite?
A doença ocorrer quando uma pessoa desenvolve cálculos biliares (as famosas pedras na vesícula), eles podem acabar bloqueando o canal que liga a bile a vesícula, “prendendo” o líquido lá.
Quando esse líquido (bile) se acumula na vesícula, juntamente com uma possível infecção bacteriana, pode ocorrer a inflamação da mesma.
Essa inflamação pode ser classificada em dois tipos: aguda e crônica.
- Aguda: normalmente aparece sem motivos aparente, provoca dor forte no abdômen por aproximadamente 6-8 horas e depois some por uma ou mais semanas.
- Crônica: é caracterizada por ataques de dores fortes com mais frequência. Nesses casos, quando a dor não desaparece, é necessário ir urgentemente procurar um hospital.
Quais os principais sintomas da vesícula inflamada?
O sintoma mais comum da condição é a dor abdominal insuportável. No entanto, outros sintomas podem aparecer de repente ou se desenvolver aos poucos ao decorrer dos anos. Os sinais e sintomas mais comuns incluem:
- dor intensa no abdômen do lado direito ou no centro;
- dor que inicialmente parece ser cólica, mas constante;
- inchaço;
- febre;
- náusea;
- vômito;
- diarreia de cor clara;
- pele e olhos meio amarelados;
- coceira;
- dor e cãibras após refeições (principalmente refeições gordurosas).
Os sintomas são os mesmos tanto para a colecistite aguda quanto para a crônica, a diferença é que sintomas da crônica são com uma maior intensidade e persistência.
Como consequência de crises frequentes, a vesícula pode sofrer alterações, o que consequentemente pode gerar complicações maiores, como pancreatite, formação de fístulas (conexão inadequada entre órgãos) e até desenvolvimento de um câncer.
Quando procurar um médico?
Uma vez que surgem os sinais e sintomas, é recomendado consultar um médico a fim de fazer exames de diagnóstico para verificar se a sua vesícula biliar está inflamada e identificar o que está causando o problema.
Uma vez que o problema é identificado e uma inflamação da vesícula é constatada, o tratamento consiste em remover a vesícula – antibióticos também são ministrados antes até o dia da cirurgia. Portanto, se você tiver sintomas parecidos, especialmente fortes dores abdominais, procure por um profissional o quanto antes.
Por fim, para reduzir os riscos de uma inflamação na vesícula, você pode perder peso lentamente, aumentar sua atividade física (principalmente se você for sedentário) e passar a se alimentar de maneira saudável (evitando alimentos ricos em gordura).
Desta forma, você conseguirá reduzir drasticamente os riscos de inflamação na vesícula e, principalmente, evitar os terríveis sintomas da colecistite. No entanto, lembre-se que ao surgir sintomas semelhantes, procure por um especialista.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!