cirurgia

5 coisas que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia

Qualquer cirurgia, seja na parte do corpo que for, exige alguns cuidados no pré-operatório. Eles devem ser seguidos atentamente, visto que o não cumprimento deles pode muitas vezes atrapalhar o procedimento e os resultados esperados.

 

Apesar de cada operação exigir alguns preparativos específicos, outros são comuns a qualquer intervenção cirúrgica. Conheça os mais comuns e esteja preparado quando o seu médico informar o que deve ser feito!

Como são os preparativos de cirurgia

  1. Consultas

Consultas de pré-operatório e de pré-anestesia são necessárias em todos os casos. No primeiro caso, o cirurgião precisará de todos os exames feitos até o momento e perguntará algumas coisas relacionadas ao seu histórico de saúde e familiar.

Essas perguntas incluem fatores como tabagismo, uso de medicamentos contínuos, antecedentes de alergia, tromboses, infartos ou outras doenças. Não se esqueça de informar ao profissional se há qualquer risco de gravidez, bem como outras informações que você julgar importantes. Com o anestesiologista, grande parte da consulta também terá a ver com questionamentos assim.

  1. Parar de fumar

O tabagismo atrapalha muito a cicatrização e a recuperação depois de procedimentos cirúrgicos. Por isso, é sempre recomendado que o cigarro seja cortado por 1 mês antes e depois da operação, pelo menos.

  1. Aprimorar a alimentação

Uma dieta equilibrada é sempre bom, principalmente antes de processos invasivos. Evite o excesso de gorduras e de açúcar antes e lembre-se de que a sua alimentação pode precisar de alterações depois da cirurgia também. No caso das bariátricas, por exemplo, o acompanhamento nutricional talvez seja necessário para o resto da vida, especialmente no caso das operações mais disabsortivas.

  1. Jejum

O jejum antes da operação deverá ser completo — não pode nem mesmo beber água, salvo se for preciso engolir algum remédio, mas, ainda assim, com uma quantidade muito pequena do líquido. O jejum dura no mínimo 8 horas, mas pode ser maior. Isso tudo para evitar o risco de um reflexo do corpo que acabe causando vômito na mesa de operação, dentre outras razões.

  1. Recomendações de comportamento

No dia do procedimento, algumas orientações provavelmente serão feitas para garantir a segurança e o conforto do paciente. Por exemplo:

  • retirar todos os acessórios (como relógios, pulseiras, brincos) e próteses dentárias,
  • manter o cabelo preso,
  • não usar maquiagem,
  • esvaziar a bexiga até 30 minutos antes da operação,
  • ter as unhas curtas e sem esmalte, para reduzir riscos de infecção,
  • garantir o acompanhante para o momento da alta,
  • manter a higienização normal antes da operação,
  • ter roupas confortáveis e itens de higiene pessoal.

É natural que fazer uma cirurgia seja um pouco assustador, mas não há razão para temer. Se o cirurgião for um bom profissional, ele certamente explicará todos esses pontos e responderá quaisquer outras dúvidas que você possa ter. Converse com ele e vá para a clínica preparado!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe