A cirurgia robótica é considerada a evolução da cirurgia laparoscópica. Em 1985, em um procedimento de neurocirurgia, foi a primeira vez que o método robótico foi utilizado. Atualmente, é indicado para situações antes realizadas pela laparoscopia.
O procedimento cirúrgico robótico, apesar de ter a aplicação cada vez mais frequente na ginecologia, urologia e oncologia, ainda enfrenta muita resistência, tanto pelos pacientes quanto pelos cirurgiões.
Conhece essas intervenções cirúrgicas? Quer entender um pouco mais? Então, aproveite o máximo esse texto que preparei para você.
O que é a cirurgia laparoscópica?
O termo grego “laparos” significa abdome. No início, se referia a uma maneira de olhar dentro do abdome do paciente. A cirurgia laparoscópica é um dos métodos tradicionais menos invasivos que existem. O procedimento consiste em inserir o laparoscópio (tubo fino e flexível que possui uma câmera na ponta), através de uma pequena incisão na região a ser examinada.
Por meio do laparoscópio, o cirurgião consegue visualizar os órgãos internos, diagnosticar a condição do paciente e realizar intervenções, que antes só eram possíveis por meio de cirurgias abertas. Além disso, a laparoscopia permite a coleta de material para biópsia.
O que é a cirurgia robótica?
Esta é a versão tecnologicamente mais moderna da laparoscopia. Seus procedimentos são semelhantes. O laparoscópio oferecia uma visão bidimensional dos órgãos internos, mas com a evolução do procedimento, o cirurgião tem acesso a uma visão tridimensional de alta resolução.
Outra alteração foi a substituição do laparoscópio por braços robóticos. Esses braços oferecem maior mobilidade para a realização da cirurgia, simulando os movimentos de uma mão humana.
Durante a intervenção, o cirurgião se posiciona atrás de um painel, que possui tela e um console para controle dos movimentos. Os braços robóticos obedecem exclusivamente aos comandos do console e possuem mecanismos de segurança, que impedem a ocorrência de acidentes.
Quais são as vantagens de cada procedimento?
Para ambos os casos, existem vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas. As principais vantagens da cirurgia laparoscópica são:
- Possui uma gama de instrumentos disponíveis para a realização do procedimento, permitindo que vários tipos de cirurgias sejam realizadas;
- Custo reduzido;
- Menor tempo de duração do procedimento.
Já a intervenção robótica oferece as seguintes vantagens:
- Permite maior visualização do campo operatório, por ter uma imagem tridimensional e de alta resolução;
- Redução dos tremores no momento do procedimento, diferente da laparoscopia que amplifica esses erros;
- Melhor ergonomia para o cirurgião, pois está sentado durante toda a intervenção;
- Maior precisão dos movimentos, principalmente em locais de difícil acesso;
- Oferece maior segurança em razão dos diversos mecanismos e sensores que bloqueiam as ações dos braços robóticos, quando acionados;
- Movimento robótico mais intuitivo, pois reproduz exatamente o que for feito pelo cirurgião.
Se você comparar, são maiores as vantagens dos braços robóticos. Mas e as desvantagens?
Desvantagens
As desvantagens da cirurgia robótica são poucas. Podemos citar, principalmente:
- necessidade de realização de treinamento adicional do médico;
- limitação na quantidade de instrumentos cirúrgicos disponíveis;
- necessidade de maior investimento financeiro pelos pacientes.
Para a cirurgia laparoscópica, as desvantagens são:
- movimentos poucos intuitivos dos instrumentais laparoscópicos;
- visão bidimensional;
- dificuldade ergonômica para os médicos, durante o procedimento;
- reprodução dos erros de movimentos realizados pelo cirurgião;
- maior risco de hemorragias;
- desconforto no pós-operatório.
Acredito que agora você já tenha uma melhor noção dos procedimentos e, caso precise, sabe o que cada um pode oferecer. Continue acompanhando meu blog para ficar antenado com a evolução tecnológica da cirurgia robótica.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!