A cirurgia robótica é um tipo de intervenção cirúrgica minimamente invasiva. Isso quer dizer que, ao invés de operar pacientes em grandes incisões, usa-se instrumentos cirúrgicos miniaturizados, que se encaixam em uma série de incisões com pouco mais de 0,5 centímetros.
Conheça mais sobre este tipo de cirurgia a seguir.
O que é a cirurgia robótica?
O robô cirúrgico utilizado neste tipo de cirurgia é o Da Vinci Si, o mais avançado do mundo. Ele possui três braços robóticos separados, permitindo ao cirurgião a máxima amplitude de movimento e precisão. O quarto braço do Da Vinci contém uma câmera 3D de alta definição ampliada, que guia o cirurgião durante todo o procedimento.
O cirurgião controla esses instrumentos, além da câmera, a partir de um console, localizado na sala de operações. Colocando os dedos nos controles principais, ele é capaz de operar todos os quatro braços do Da Vinci simultaneamente, enquanto olha através de um monitor estereoscópico de alta definição, que literalmente o coloca dentro do paciente, dando-lhe uma visão tridimensional. Essa visão é melhor e mais detalhada do que o olho humano pode fornecer. Todo movimento que ele faz com os controles principais é replicado precisamente pelo robô.
Devido ao design do console, os olhos e as mãos do cirurgião estão sempre perfeitamente alinhados com sua visão do local da cirurgia, minimizando a fadiga do cirurgião. O robô possui alta segurança, sendo desativado sempre que o cirurgião tira os olhos do monitor.
Vantagens da cirurgia robótica durante o pós-operatório
Os benefícios da cirurgia robótica começam já durante a operação, tais como:
- incisões menores do que na cirurgia aberta;
- melhor ergonomia para o médico, que fica horas em pé na cirurgia aberta, nos casos mais delicados;
- melhor acesso ao local que deve ser operado;
- menor risco de erro mecânico;
- menor perda de sangue durante o procedimento e, consequentemente, menos transfusões de sangue.
No pós-operatório da cirurgia robótica, as vantagens que vêm sendo observadas incluem:
- menor tempo de internação hospitalar;
- menos cicatrizes;
- risco mais baixo de infecções;
- retorno mais rápido às atividades do dia a dia;
- recuperação da saúde mais rápida;
- risco mais baixo de sequelas em determinadas cirurgias, como a remoção total da próstata.
É importante deixar claro que a cirurgia robótica é uma técnica que demanda capacitação e muito treinamento por parte do cirurgião. Por isso, não basta ser um cirurgião para estar apto a operar um robô cirúrgico.
Além disso, os custos da cirurgia robótica são relativamente mais altos, já que se trata de uma tecnologia ainda muito cara e nem sempre disponível. De toda forma, espera-se que este tipo de aparelho esteja mais acessível com o tempo, já que os benefícios são inúmeros, tanto para o médico quanto para o paciente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!