Cirurgia robótica

Cirurgia robótica: quais são as indicações da técnica?

Após a aprovação de utilização da cirurgia robótica pelo FDA americano, a técnica se expandiu pela Europa, Ásia e Américas. No Brasil, são realizados cerca de 40 mil procedimentos anuais desse tipo, com estimativa de aumento de 20% ao ano.

Entretanto, você sabe como essa técnica funciona? Conhece as indicações mais comuns para esta cirurgia? Por isso, você precisa ler este post. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito do tema.

O que é a cirurgia robótica?

Trata-se de um procedimento cirúrgico realizado com o auxílio de um robô, mas precisamente de braços robóticos controlados pelo cirurgião a partir de um console semelhante ao de um videogame.

Ainda, o sucesso desta técnica se deve, principalmente, aos benefícios que proporciona em comparação com outros métodos, tais como, redução da dor e do sangramento, rápida recuperação do paciente, cicatrizes menores, entre outros.

A tecnologia Da Vinci é a mais utilizada no Brasil e conta com quatro braços manipuláveis. Em um deles existe uma câmera e nos outros estão os instrumentos cirúrgicos. Esse sistema permite a ampliação da imagem em até 12 vezes, trazendo grande precisão.

Além disso, todo o equipamento cirúrgico se configura de acordo com o procedimento. Dessa forma, é possível definir o grau de pressão, reduzindo o risco de complicações.

Quando se indica?

A cirurgia robótica é comum no tratamento de doenças e problemas nos rins e na próstata. No primeiro caso, o robô auxilia na remoção de tumores, permitindo a preservação do rim afetado (nefrectomia parcial).

Em primeiro lugar, em função da maior precisão, amplitude dos movimentos das pinças e aumento do campo de visão, é possível retirar grandes tumores na região. Isso, oferecendo maior segurança na preservação do rim.

Além disso, no caso da próstata, utiliza-se a técnica na prostatectomia, a remoção do órgão em decorrência do seu aumento expressivo, ou em casos de diagnóstico de câncer localizado.

Contudo, existem outras situações em que o procedimento robótico também é aplicável, sendo a maioria relacionada com quadros de câncer. Dessa forma, essas outras indicações são:

  • histerectomia: consiste na remoção do útero e, às vezes, dos ovários e tubas uterinas;
  • sacrocolpopexia: cirurgia para correção do prolapso de cúpula vaginal para mulheres que foram submetidas a histerectomia;
  • miomectomia: técnica para o tratamento de miomas, com preservação do útero;
  • cirurgia anexial: procedimento usado para remoção de cistos, tecido endometrial ectópico e massa anexial;
  • cistectomias radicais: consiste na remoção completa da bexiga;
  • correção de estreitamento dos ureteres;
  • linfadenectomia de retroperitônio;
  • cirurgias urológicas em geral.

Quais os benefícios?

A cirurgia robótica é uma técnica avançada para o tratamento de diversas doenças em áreas distintas da Medicina. Por ser um procedimento invasivo e moderno, traz vantagens tanto para o paciente quanto para o cirurgião.

Os benefícios deste procedimento podem ser percebidos tanto durante a cirurgia quanto no pós-operatório. Entre os mais importantes, estão:

  • menor risco de complicações: a maior precisão dos movimentos oferece um maior controle sobre a pressão exercida sobre os tecidos. Por ser menos invasiva, os riscos no pós-operatório são minimizados;
  • tempo de internação menor: o tempo do paciente em internação hospitalar pode diminuir em decorrência do menor grau de invasividade e do risco reduzido de complicações;
  • melhor ergonomia para o cirurgião:  o sistema robótico traz mais conforto para o cirurgião executar o procedimento;
  • facilidade de acesso: a articulação e o design dos instrumentos oferecem um acesso mais facilitado ao local que precisa ser operado, o que contribui para a preservação dos tecidos adjacentes.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a cirurgia robótica. Portanto, se você está com alguma cirurgia programada, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de utilizar esta técnica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp