cirurgia robótica

Cirurgia robótica: entenda como funciona e quais são seus diferenciais

As tecnologias apresentam novas soluções em diversos setores dos serviços que solicitamos diariamente. As máquinas oferecem uma estrutura mais ágil, eficaz e precisa. A mão de obra que antes era humana tem se tornado quase toda digital. Atualmente, a robótica configura um suporte tecnológico de peso, e suas propriedades são discutidas e exploradas pela medicina. Em alguns casos, já é possível a opção da cirurgia robótica.

O que é a cirurgia robótica?

Esse tipo de cirurgia é o mais indicado quando os procedimentos são mais delicados. Na cirurgia robótica, quem segura as pinças que introduzem a câmera e todos os instrumentos utilizados durante o procedimento cirúrgico é um braço robótico, totalmente controlado (por meio de um console) pelo médico especializado.

Esse profissional consegue simular o movimento do próprio punho, como se estivesse fazendo a cirurgia sem o robô. A imagem fornecida pela câmera é tridimensional, e disponibiliza uma visão de 360º.

Essa modalidade de cirurgia tem ganhado destaque perante as outras devido à sua precisão e aos benefícios que ela oferece durante a recuperação no pós-operatório.

Eu posso confiar em um robô me operando?

Por mais estranho que possa parecer, você pode confiar no trabalho da máquina. Vale lembrar que o robô não faz nada sozinho! Todos os movimentos por ele realizados são comandados pelo médico cirurgião (o profissional tem total controle da máquina por meio do console).

Porém, quando acontecem imprevistos dos quais nem mesmo o cirurgião tem conhecimento, a tecnologia robótica põe em prática um comando de segurança, travando temporariamente a máquina. Isso evita danos ao paciente. Digamos que o médico precise tirar o rosto da tela que controla todo o procedimento: o robô também paralisa tudo, automaticamente.

Por terem um grau elevado de complexidade, as cirurgias robóticas acompanham um rigoroso protocolo de checagem de todos os elementos de segurança. Essa averiguação acontece, aproximadamente de 1 em 1 hora durante a cirurgia.

Como acontece a cirurgia robótica?

Tudo é monitorado e comandado pelo médico responsável pela cirurgia. O profissional fica em uma tela de computador (o médico tem uma imagem totalmente em 3D, que é aumentada em até 10 vezes), dando os comandos ao robô. Este último, uma máquina de aproximadamente 500 quilos, possui 4 braços articulados, com pinças, que realizam um número de movimentos maior que o da mão humana.

Quais as vantagens de uma cirurgia robótica?

  • Atuação mais precisa e segura do cirurgião, obtendo resultados mais satisfatórios, graças às imagens Full HD em 3D (real dimensão de profundidade)
  • Segurança total no que diz respeito ao manuseio dos instrumentais
  • Menor risco de infecção, redução da perda de sangue
  • Menos invasão, com cortes menores
  • Recuperação mais rápida do paciente
  • Melhor ergonomia, já que há a possibilidade de o médico cirurgião ficar sentado, em uma posição confortável.
  • Diferencial principalmente quando tratamos de cirurgias mais longas
  • Visão tridimensional para os cirurgiões

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe