A cirurgia oncológica é uma das alternativas para tratar o câncer. Nesse procedimento, o cirurgião remove o tumor, sendo que as melhores chances de sucesso são com tumores sólidos contidos em uma área. Trata-se de um tratamento local, que afeta apenas a parte do corpo com o câncer, que pode ser feito para examinar, remover ou reparar o tecido, como parte de um plano de tratamento do câncer.
Algumas pessoas podem não ser capazes de passar por uma cirurgia se tiverem certos problemas de saúde, incluindo doenças pulmonares, cardíacas, hepáticas ou renais, por essa razão, o médico pedirá um histórico pessoal de saúde e fará exames físicos. Os seguintes testes são feitos frequentemente antes da cirurgia oncológica:
- A urinálise é feita para verificar a função renal.
- Exames de sangue são feitos para descobrir o tipo de sangue e para verificar a contagem de células do sangue, a coagulação sanguínea e quão bem o fígado e os rins estão trabalhando.
- A radiografia de tórax e o eletrocardiograma são feitos para verificar os pulmões e o coração.
- Outros exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, são feitos para descobrir o tamanho e a localização dos tumores e para ver se o câncer se espalhou para órgãos próximos ou gânglios linfáticos.
O que o paciente precisa fazer antes da cirurgia depende do tipo de cirurgia que está sendo realizada. Mas, em geral, os cuidados são os seguintes:
- Tomar um banho na noite anterior ou na manhã da cirurgia. O paciente pode ser solicitado a raspar a área a ser tratada para garantir que o cabelo não entre no local da cirurgia.
- Evitar comer ou beber depois da meia-noite da noite anterior à cirurgia. Se você não fizer isso, sua cirurgia pode precisar ser remarcada.
- Informar ao médico, com antecedência, quais medicamentos costuma tomar. É possível que a administração de determinados fármacos deva ser suspensa na época da cirurgia.
- O paciente pode precisar tomar medicamentos especiais antes da cirurgia. Por exemplo, um laxante para garantir que o intestino esteja vazio antes de alguns tipos de cirurgia intestinal ou pélvica.
Durante a cirurgia oncológica
Geralmente, o paciente recebe anestesia geral, e o cirurgião remove, além do tecido canceroso, alguns tecidos saudáveis ao redor dele, a fim de que sejam extirpadas o máximo de células cancerosas do organismo.
Também pode ser necessária a remoção de os gânglios linfáticos próximos ao tumor, os quais serão analisados para verificar a extensão do câncer, o que permite aos médicos sugerir o melhor plano de tratamento pós-cirúrgico.
Por fim, é importante salientar que a cirurgia oncológica aumenta a necessidade de uma boa nutrição. Se o paciente está fraco ou abaixo do peso, pode ser necessário ingerir uma dieta rica em proteínas e hipercalórica antes do procedimento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!