Não é comum ouvirmos falar sobre a importância de se buscar um dentista, antes de uma cirurgia. Você sabia que existe uma relação perigosa entre a falta de cuidado com a saúde bucal e complicações cirúrgicas?
São muitas as complicações que uma boca doente pode causar ao restante do organismo, principalmente naqueles que irão passar por uma cirurgia. Por que? A boca é uma fonte importante de fungos e bactérias. Consequentemente, quando existe negligência nos cuidados com a saúde bucal, há riscos de complicações durante e após um procedimento cirúrgico.
Entenda melhor a seguir.
Qual a relação entre a consulta odontológica e a realização de cirurgias?
Assim como acontece com as gestantes, pessoas que irão se submeter a uma cirurgia qualquer, devem – antes mesmo do procedimento – fazer contato regular com um cirurgião dentista. O profissional deverá garantir que não hajam focos de infecção existentes ou potenciais na boca.
Por isso, o especialista deve observar a saúde das gengivas do paciente, cáries mais graves, abscessos, além de qualquer outra alteração bucal. O ideal é realizar exames de imagem da boca para garantir que não hajam distúrbios ocultos à análise clínica.
O que pode acontecer durante uma cirurgia, caso existam problemas na boca ou nos dentes do paciente?
Caso um paciente não relate, ou mesmo não trate, as alterações bucais existentes para o seu cirurgião, algumas complicações podem ocorrer na cirurgia, tais como:
- deslocamento das bactérias da boca pela corrente sanguínea, podendo resultar em uma inflamação do coração (endocardite infecciosa);
- risco de avulsão dos dentes durante uma intubação;
- desenvolvimento de problemas respiratórios;
- risco de infecções sistêmicas em cirurgias de transplante de órgãos;
- diminuição do risco de pneumonia em pacientes internados em UTIs;
- redução dos riscos de desenvolvimento de infecção hospitalar.
Sinais de alerta para a saúde bucal antes da cirurgia
Alguns sintomas indicam que é preciso visitar um cirurgião dentista, antes de uma cirurgia de qualquer tipo. Os principais sinais são:
- gengivas vermelhas ou inchadas;
- sangramento gengival na escovação;
- gosto ruim na boca;
- mau hálito constante.
Se você precisa de uma cirurgia, fique atento aos cuidados com a sua saúde bucal. Se o seu cirurgião não indicou a visita ao dentista como um procedimento pré-operatório, tome a iniciativa e vá até este especialista, para garantir que tudo saia como o esperado.
De todo modo, vale lembrar as recomendações mais básicas para a manutenção diária da saúde dos seus dentes, tais como:
- escovar os dentes três vezes ao dia;
- usar fio dental;
- ter atenção aos alimentos ingeridos, evitando os ricos em açúcares;
- visitar um dentista regularmente para exames e limpezas.
Quer saber mais sobre cuidados para cirurgia? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!