Cirurgia do cólon e reto

Cirurgia do cólon e reto: como é o pós-operatório

A cirurgia do cólon e reto é uma alternativa de tratamento indicada para algumas condições graves, como, por exemplo, o câncer colorretal. O procedimento pode ser realizado a partir de diferentes técnicas, sendo a videolaparoscopia e a cirurgia robótica os tipos menos invasivos.

Contudo, assim como qualquer outra intervenção cirúrgica, é necessário seguir as orientações do pós-operatório. Quer saber mais sobre elas? Então, recomendamos a leitura deste post.

O que é a cirurgia do cólon e reto?

A cirurgia colorretal, como é chamada, é um procedimento utilizado para o tratamento de diversas doenças que atingem o trato gastrointestinal, tais como, câncer, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, diverticulite e síndrome do intestino irritável.

Ainda, essa cirurgia pode ser realizada de três principais formas: via aberta, videolaparoscopia e robótica. No primeiro caso, o procedimento é iniciado a partir de incisões na região abdominal. Por ser mais agressiva, a técnica não é muito utilizada.

Já na cirurgia por videolaparoscopia, introduz-se uma câmera de alta resolução através de pequenas incisões no abdômen. As imagens obtidas são exibidas em um monitor de vídeo, sendo observadas diretamente pelo cirurgião, trazendo maior segurança e precisão.

Por fim, a cirurgia robótica consiste no uso de braços robóticos, controlados pelo cirurgião. O método é indicado quando a videolaparoscopia se torna mais difícil, principalmente em casos de tumores em estágio avançado.

Como é o pós-operatório?

Para que a cirurgia do cólon e reto alcance os resultados desejados, o paciente precisa ter o compromisso de seguir à risca as orientações para o pós-operatório. Quando realizada por via aberta, tende a levar mais tempo do que as técnicas minimamente invasivas. A seguir, listamos os principais cuidados nesse período de recuperação:

1 – Cuidados e higiene

Após a primeira semana de realizada a cirurgia, o paciente precisa retornar ao médico para a retirada dos pontos externos. Para evitar a ocorrência de infecções ou outras complicações, é necessário manter a área operada sempre higienizada. Além disso, os curativos que protegem a cicatriz devem estar sempre secos.

2 – Alimentação

Assim como em outros procedimentos cirúrgicos mais severos, a participação de um nutricionista no pós-operatório é fundamental. Isso porque, é esse especialista que irá indicar os alimentos que devem ser consumidos no processo de recuperação.

Ainda, no primeiro momento, a alimentação será líquida e, posteriormente, irá progredir para a pastosa. Os alimentos sólidos serão inseridos gradualmente, observando-se as possíveis alergias e intolerâncias alimentares.

No entanto, como o trato gastrointestinal estará fragilizado, mesmo com o início da alimentação sólida, haverá muitas ressalvas. Por exemplo, o leite e o feijão precisam ser retirados por um período determinado de tempo.

3 – Atividade sexual

Para que a recuperação cirúrgica seja tranquila e não ocorram complicações, algumas práticas que exigem esforço físico devem ser evitadas, como é o caso da atividade sexual. Além disso, pode causar dores nas mulheres e dificuldade de ejaculação nos homens. 

4 – Atividades físicas

No mesmo sentido da atividade sexual, a prática de exercícios físicos intensos deve ser evitada. Porém, o sedentarismo é contraindicado no pós-operatório da cirurgia. Por isso, após liberação médica, inicie pelas atividades leves e que não exijam grande esforço.

Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a cirurgia do cólon e reto e as medidas necessárias no pós-operatório. Portanto, se irá realizar esse procedimento, atente-se para todas as orientações do seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp