Uma cirurgia abdominal é um procedimento necessário em diversas ocasiões e pode ter uma série de motivações.
Porém, em todas as cirurgias do abdômen é necessário que seja feita a sutura da incisão e é essa sutura que, por melhor que seja feita, pode ocasionar o surgimento de uma hérnia incisional, ou seja, uma abertura que faz com que os órgãos se movimentam por esse orifício.
Motivos que podem ocasionar a hérnia incisional
O surgimento de uma hérnia incisional pode ocorrer após qualquer tipo de procedimento cirúrgico realizado na parte anterior do abdômen, provocados pela fragilidade do tecido onde é feita a sutura após a cirurgia. Isso ocorre porque o tecido no qual é feita a sutura perde parte de sua resistência em comparação ao tecido que não sofre nenhuma intervenção.
Porém, alguns outros motivos também podem facilitar o surgimento de uma hérnia incisional após uma cirurgia de abdômen. Um desses motivos é uma infecção pós-operatória na incisão da cirurgia de abdômen.
Também é mais comum que a hérnia incisional se manifeste após a realização de cirurgias contaminadas, como, por exemplo, no caso de apendicite supurada, na qual é expelido pus, bactérias e outros possíveis contaminantes que propiciam esse quadro.
Há, ainda, o risco maior de hérnia incisional em caso de alguma deficiência nutricional ou doenças que causem perda de peso involuntária. Isso faz com que o organismo esteja mais sujeito a problemas após a realização de cirurgias do abdômen.
É importante que após a cirurgia de abdômen seja respeitado o período de repouso indicado pelo médico responsável. A realização de muito esforço e atividades físicas logo após a cirurgia pode enfraquecer a região onde foi feita a sutura e facilitar o surgimento de hérnia incisional.
Tratamento de hérnia incisional
O primeiro passo para que a hérnia incisional possa ser tratada é o diagnóstico, que pode ser feito verificando-se alguns sinais, como uma convexidade na região onde foi realizada a cirurgia, podendo ou não ser acompanhada de dor ou incômodo.
Após a percepção dos sintomas, o médico deve realizar um exame abdominal, que pode, em alguns casos, ser complementado com a realização de tomografias ou ultrassonografias, para determinar a ocorrência de hérnia incisional.
Após o diagnóstico feito pelo médico, o tratamento da hérnia incisional é sempre feito por nova intervenção cirúrgica.
No entanto, os casos de hérnias incisionais têm algumas particularidades, especialmente em pessoas idosas, que podem apresentar um risco maior à realização de nova cirurgia.
Dessa maneira, os casos de hérnia incisional devem ser sempre cuidadosamente analisados pelo médico responsável para a realização do procedimento cirúrgico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!