cirurgia de hérnia

Quais alimentos não devo ingerir após uma cirurgia de hérnia?

Assim como outros procedimentos médicos, a cirurgia de hérnia também necessita de um acompanhamento pós-operatório, que deve ser seguido corretamente: descansar, não levantar peso, beber água e fazer os curativos necessários. Estas são algumas dicas que os médicos recomendam para que o paciente possa ter uma recuperação tranquila e benéfica.

No entanto, uma dessas preocupações também se concentra na alimentação. Embora a recuperação seja até rápida na maioria dos casos, a alimentação precisa ser equilibrada para que alguns efeitos colaterais, como náuseas e vômitos, não venham causar incômodos após a cirurgia. Não há muitas restrições quanto ao que pode ou não comer, mas essas dicas podem lhe ajudar a ter uma recuperação sem transtornos e a não ter um problema mais grave.

Cirurgia de hérnia: o que não ingerir?

Bebidas gaseificadas

São produtos altamente perigosos para quem está se recuperando da cirurgia de hérnia. É normal que algumas pessoas reclamem de gases após o procedimento, uma vez que a área operada ainda está se adaptando a operação. Mas se o paciente ingere um refrigerante, cerveja ou outro tipo de bebida gaseificada, a incidência de gases aumenta e o abdômen fica mais debilitado e exausto. Evite ingerir esse tipo de bebida e opte por sucos naturais ou algo mais leve, como chás e sumos de fruta sem polpa.

Alimentos industrializados

Devido ao acúmulo de corantes e conservantes, os produtos industrializados podem deixar a área operada ainda mais contaminada de substâncias nocivas. Bolachas, bolos, tortas, salgadinhos e outros alimentos precisam ser evitados, para que os órgãos digestivos consigam absorver nutrientes para uma recuperação mais duradoura.

Sal

O sal é um perigoso condimento para quem faz a cirurgia. O alto índice de sódio pode irritar a parede intestinal, prejudicando o processamento dos alimentos. Além de provocar uma digestão irregular, o sal também desidrata o corpo mais rápido e a ingestão excessiva de água também pode deixar o abdômen ainda mais inchado.

Doces e chocolates

Alimentos com fonte alta de açúcar e gordura, como os doces e os chocolates, precisam ser evitados sem qualquer restrição. As células de gordura possuem uma capacidade de ficar acumuladas no organismo com mais facilidade do que substâncias sadias ao corpo. Dessa maneira, elas dificultam a recuperação e ainda podem fornecer outros tipos de substâncias ruins ao corpo como as gorduras trans e saturadas, que aumentam os índices de colesterol no sangue.

Comidas que causam fermentação

Há alguns alimentos que provocam fermentação no sistema digestivo e que podem causar irritação, ferimentos ou então impulsionar o surgimento de úlceras em algumas áreas do abdômen. É bom evitar produtos que causem essa ação como o feijão, a lentilha e o repolho. Faça a troca por alimentos que forneçam proteínas e que consigam equilibrar a flora intestinal. Caso necessário, substitua esses alimentos por fibras que ajudarão o intestino com mais intensidade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.

O que deseja encontrar?

Compartilhe