Assim como qualquer procedimento, existem vantagens e desvantagens na realização da cirurgia bariátrica. Porém, é inegável o avanço que essa técnica promoveu no tratamento da obesidade.
Neste artigo, esclarecemos quais são os principais benefícios e malefícios do procedimento. Continue a leitura para saber mais!
O que é a cirurgia bariátrica?
A gastroplastia ou cirurgia de redução de estômago, como também é conhecida, é uma alternativa eficaz para o tratamento de pacientes portadores de obesidade mórbida e de comorbidades. Contudo, apesar de ser um procedimento seguro e eficaz, só é recomendado em último caso.
A técnica varia em sua forma, mas, na maioria dos casos, consiste em reduzir o tamanho do estômago e desviar o caminho do intestino. Assim, o paciente sente menos fome, perde a compulsão alimentar e reduz o seu peso.
Quem pode realizar a cirurgia bariátrica?
A cirurgia de redução de estômago é regulada pela Resolução n. 1.942/2010 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que, entre outras coisas, estabelece requisitos que comprovem a aptidão do paciente para o procedimento. Esses pré-requisitos são:
- ter o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m²;
- ter o IMC maior que 35 kg/m², se o paciente apresentar comorbidades que indiquem risco de vida;
- ser maior de 18 anos. No caso de idosos ou pessoas com idade entre 16 a 18 anos, precisa haver a adoção de cuidados especiais e o médico deve considerar que o risco/benefício é positivo;
- manutenção da obesidade mesmo após a realização de tratamentos clínicos por, no mínimo, dois anos;
- não ser usuário de drogas ilícitas ou sofrer com alcoolismo;
- não ter diagnóstico de quadros psicóticos, demências graves ou moderadas;
- estar ciente de todos os riscos que o procedimento oferece, da necessidade de mudar o estilo de vida e por precisar ser acompanhado pelo médico por um longo período.
A resolução também autoriza a realização de apenas quatro tipos de técnicas, sendo elas a gastroplastia em Y de Roux ou bypass gástrico (GYR), a gastrectomia vertical ou sleeve (GV), a derivação biliopancreática (DBP) e a banda gástrica ajustável.
Quais são as desvantagens?
Embora os benefícios da gastroplastia sejam indiscutíveis, existem riscos, efeitos colaterais e complicações que precisam ser discutidas e avaliadas pelo cirurgião e o paciente. Conheça as complicações mais comuns de cada técnica:
Bypass gástrico
- deficiência de vitaminas e minerais a longo prazo, exigindo uma suplementação de nutrientes durante toda a vida;
- em razão de uma má cicatrização, podem ocorrer vazamentos no sistema gastrointestinal;
- ocorrência de infecções pulmonares, de sítio de incisão ou de linhas de grampeamento interno;
- formação de coágulos sanguíneos.
Banda gástrica
- deslocamento da banda no estômago;
- lenta redução de peso;
- mau ajuste da banda, provocando complicações caso haja uma dilatação do esôfago;
- exige maior comprometimento do paciente.
Sleeve
A gastrectomia vertical (sleeve) tem a desvantagem de ser uma técnica recente e, por isso, não apresentar uma comprovação da sua eficácia a longo prazo. Outro problema é que se trata de uma técnica irreversível e tem risco cirúrgico maior do que outros procedimentos.
Quais são as vantagens da cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é considerada um sucesso na resolução do problema da obesidade e, além da perda significativa de peso, que é o objetivo do paciente, o procedimento promove a melhoria e até a cura de diversas patologias.
Nos casos mais frequentes, o paciente não apresenta mais os quadros de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e respiratória, asma e dislipidemia.
Outra vantagem muito importante é a melhora da autoestima do paciente. Com o emagrecimento, ele deixa de apresentar um quadro depressivo, abandona o isolamento social e tem de volta a sua mobilidade física.
Como você deve ter percebido, as desvantagens apresentadas são pontuais e não minimizam as vantagens duradouras que a cirurgia bariátrica oferece aos pacientes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!