De acordo com a SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), apenas no ano de 2017, foram realizadas 105.642 mil cirurgias bariátricas no Brasil. Esse número reflete o grande crescimento da obesidade no país.
Contudo, um dos principais problemas identificados também pela SBCBM é a busca pela intervenção cirúrgica como primeira opção para a redução de peso, desconsiderando a dieta e a prática de atividades físicas.
Esse pensamento pode estar associado ao desconhecimento sobre a cirurgia e os esforços necessários, tanto para o pré quanto para o pós-operatório. Por isso, preparei esse texto para que você conheça um pouco mais sobre o procedimento.
O que é a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é realizada para diminuir o tamanho do estômago e, consequentemente, reduzir o peso do paciente. É indicada para casos de obesidade ou para portadores de doenças que foram agravadas pela doença.
O procedimento é aprovado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), sendo considerado uma alternativa segura para o tratamento da doença. Porém, não é uma opção disponível para todos os pacientes. O primeiro passo é ser avaliado por um cirurgião bariátrico, que irá verificar se há o cumprimento dos seguintes requisitos:
- Ter o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40;
- Se o IMC for entre 35 e 40, precisa ter o histórico de duas complicações de saúde;
- Idade mínima de 18 e máxima de 65 anos. Menores de 16 anos somente em casos de síndrome genética, ou por recomendação da equipe médica, e com autorização do responsável legal;
- Acima de 65 anos, apenas com a avaliação do risco cirúrgico, a presença de comorbidades, expectativa de vida e comprovação dos benefícios do procedimento para a vida do paciente a longo prazo;
- Ter o mesmo IMC e as comorbidades de alto risco há, no mínimo, dois anos;
- Realização de outros tratamentos convencionais, que não apresentaram resultados satisfatórios;
- Insucesso ou recidiva do aumento de peso.
Cuidados no pré-operatório da cirurgia bariátrica
A intervenção bariátrica é um procedimento invasivo e que afeta o estômago, um dos principais órgãos responsáveis pela digestão das proteínas. Ou seja, o caminho feito pelos alimentos ingeridos por você, dentro do organismo, sofrerá alteração.
A redução desse órgão significa que ele não irá comportar a mesma quantidade de alimentos de antes. Por isso, a reeducação alimentar e a mudança de pensamento são imprescindíveis.
A adoção de algumas precauções, antes de realizar a cirurgia bariátrica, podem influenciar na eficiência e segurança do procedimento. Então, conheça os principais cuidados para o pré-operatório da cirurgia:
- Evitar ou reduzir o fumo por cerca de 30 dias antes do procedimento;
- Evitar o consumo de café ou álcool nos dias que antecedem a cirurgia;
- Realização de caminhadas ou atividades que favoreçam o preparo físico, a circulação e facilitem a respiração;
- Manter as dobras da pele e umbigo higienizados para evitar a presença de fungos;
- Realizar exames clínicos solicitados pelo cirurgião, tais como hemograma, coagulograma, eletrocardiograma, ultrassom do abdome, entre outros;
- Evitar a ingestão de alimentos sólidos no dia que precede a intervenção;
- Realizar avaliação com cirurgião, cardiologista, psiquiatra, psicólogo e nutricionista;
- Por recomendação, a perda de peso antes da cirurgia;
- Ter conhecimento de todos os cuidados e exigências do pós-operatório;
- Ter o apoio familiar para todas as mudanças decorrentes da cirurgia.
Esses são alguns dos cuidados necessários aos pacientes elegíveis à cirurgia bariátrica. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!