A obesidade, uma doença crônica progressiva muito frequente em crianças, adolescentes e adultos, atinge proporções epidêmicas em todo o mundo. A cirurgia bariátrica, procedimento muito popular nos Estados Unidos e que está ganhando mais força aqui no Brasil, continua sendo o método mais eficaz para perda de peso quando outras abordagens não surtiram efeito.
Os cuidados pós-operatórios são essenciais para evitar complicações. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Continue lendo e veja os principais cuidados que você deve tomar. Vamos lá?!
Cirurgia bariátrica: quais os principais cuidados pós-operatórios?
Após a cirurgia bariátrica, o paciente deve seguir a dieta prescrita, a qual normalmente consiste apenas em líquidos nas primeiras duas semanas.
Após duas semanas, a dieta muda para alimentos macios, como alimentos amassados ou em forma de purê. Só depois de quatro semanas o paciente é liberado comer alimentos sólidos.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar desconforto e má digestão, como:
- mastigar muito bem qualquer alimento;
- mastigar até mesmo pedaços pequenos de comida;
- evitar fast food e quaisquer outros alimentos ricos em gordura ou açúcar (bolo, bolacha, doces, entre outros);
- comer pouco em cada refeição do dia.
A atividade física é muito importante no processo da sua recuperação e perda de peso. Exercícios vão ajudar a prevenir pneumonia, coágulos sanguíneos e ganho de peso novamente. Devido a isso, você deve começar a caminhar ou fazer exercícios para as pernas logo no primeiro dia após a cirurgia. Para evitar coágulos sanguíneos, também é muito importante não ficar muito tempo deitado ou sentado.
Grande parte dos pacientes precisa tomar suplementos para afastar anemia, osteoporose e outras doenças comuns devido à má absorção.
Também é importante frequentar um psicólogo a fim de administrar o estresse. Cerca de 7% dos pacientes que fazem a cirurgia substituem a obsessão por comida por outra ação compulsiva, normalmente envolvendo álcool, sexo e compras.
Todo mundo que faz a cirurgia pode voltar a trabalhar entre 15 e 60 dias após a operação. O risco de problemas no corte, hematomas e infecções são bem baixos, mas ainda sim existem. É necessário acompanhamento médico até que ele libere trabalhar.
Além disso, é importante ficar atento aos sintomas, pois alguns são comuns e não indicam problemas, enquanto outros podem sinalizar complicações maiores.
Portanto, no caso dos sintomas abaixo, procure um médico imediatamente.
- vômitos;
- dor abdominal insuportável e contínua;
- febre persistente;
- sinais de infecção no local da incisão;
- diarreia;
- fezes escuras demais;
- separação dos pontos da incisão;
- batimento cardíaco anormal;
- falta de ar;
- local da incisão muito vermelha, inchado ou com mal cheiro.
Por fim, como a perda de peso ocorrerá por 12 a 24 meses, o acompanhamento após a cirurgia é de extrema importância. Você receberá aconselhamento nutricional e deverá voltar ao médico a cada 12 semanas, dependendo do procedimento escolhido.
Definitivamente, a cirurgia bariátrica oferece muitas vantagens e você pode retornar a sua vida normal rapidamente. Resumidamente, o sofrimento é mínimo e os benefícios são incríveis.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!