cirurgia bariátrica

5 dicas para uma alimentação saudável após a cirurgia bariátrica

Embora a cirurgia bariátrica seja uma técnica muito eficiente no tratamento da obesidade. Porém, para alcançar o resultado esperado e emagrecer de forma saudável, adotar uma alimentação equilibrada é fundamental.

Neste post, você irá conhecer algumas dicas de como deve ser a dieta após esse procedimento. Ficou interessado em saber mais? Então, continue a leitura do texto.

1) Priorize os grupos alimentares mais importantes

Após passar pelas etapas de dieta líquida e pastosa, e iniciar a introdução de alimentos sólidos, priorize os grupos alimentares mais importantes, como, por exemplo, as proteínas, em especial as de alto ou moderado valor biológico.

No primeiro caso, são encontradas em alimentos de origem animal, como as carnes vermelhas e brancas, leites e derivados. Já os itens de origem vegetal são de moderado valor biológico, como as leguminosas.

Ainda, as proteínas atuam na construção e manutenção dos tecidos, além da formação de enzimas, hormônios e anticorpos. Com a queda acentuada de peso decorrente da cirurgia bariátrica, há uma grande perda de proteína no organismo.

2) Evite os alimentos proibidos

Para acelerar a recuperação pós-operatória e continuar a perda de peso, alguns alimentos são proibidos pelo médico e pelo nutricionista, como, por exemplo, as pimentas, hortelã, bebidas alcoólicas ou gaseificadas, os temperos prontos e molhos industrializados.

Além disso, você precisa evitar os alimentos ricos em açúcar, como os doces, biscoitos, sorvetes, achocolatados, sucos industrializados, chá mate ou preto, café e bebidas à base de cola ou xarope de guaraná.

3) Não substitua as proteínas por frutas

As frutas são sempre boas opções para serem inseridas no cardápio. Segundo nutricionistas, a recomendação é que os pacientes consumam, no máximo, três frutas por dia. Contudo, elas não devem substituir uma refeição com proteína.

Além disso, é indicado que junto de uma fruta, o paciente precisa de uma fonte protéica, tais como, iogurte, leite ou queijo. Na fase inicial do pós-operatório, devem ser priorizadas as frutas moles, sem cascas e sem bagaço.

4) Suplementação nutricional

As deficiências nutricionais mais comuns após a cirurgia bariátrica são: ferro, zinco, cálcio, vitamina D, proteína e vitaminas do complexo B. Por isso, os nutricionistas orientam que haja a suplementação necessária desses nutrientes. 

De modo geral, os suplementos devem conter 100% ou ⅔ das necessidades diárias dos pacientes. Assim, será possível prevenir essas deficiências. Com o acompanhamento médico, será avaliada a necessidade ou não dessa suplementação.

5) Controle a quantidade dos alimentos

Além da necessidade de restringir alguns alimentos após o tratamento, o paciente precisa estar atento à quantidade de alimentos ingeridos em cada refeição. Por exemplo, consumir chocolate não é um problema, desde que haja a ingestão necessária de proteínas.

Então, com a leitura deste post, você conheceu algumas dicas básicas para manter uma alimentação saudável após a cirurgia bariátrica. Portanto, se você pretende passar por esse tratamento, siga as orientações do seu nutricionista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp