cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica: 5 cuidados após a realização

A cirurgia bariátrica é reconhecida pela efetividade no tratamento da obesidade. No entanto, além de diversos cuidados necessários antes de realizá-la, também será preciso seguir várias orientações médicas no pós-operatório.

Assim, o resultado alcançado pelo procedimento tende a ser o melhor possível. Você sabe quais são essas orientações? Caso não, continue a leitura do post. A seguir, explicaremos tudo sobre elas.

Cuidados após cirurgia bariátrica:

1) Tempo de repouso

Todo o processo de recuperação da cirurgia bariátrica costuma levar cerca de 1 ano para ser concluído. No entanto, logo após os primeiros 30 dias, o paciente já está autorizado a sair do repouso e começar a praticar atividades físicas de baixa intensidade.

2) Suplementação vitamínica

Uma das principais etapas do pós-operatório da cirurgia bariátrica é a reposição vitamínica. Essa suplementação deve iniciar entre a terceira ou quarta semana após o procedimento, de forma simultânea ao início da alimentação pastosa.

Ainda, as vitaminas que mais frequentemente precisam ser repostas são as do complexo B e a vitamina D. Para as mulheres, a reposição de ferro é imprescindível, pois algumas pacientes apresentam um fluxo menstrual mais intenso no período de recuperação.

3) Acompanhamento psicológico e psiquiátrico da cirurgia bariátrica

A saúde mental influencia diretamente na obesidade, principalmente enquanto consequência de algum transtorno emocional do passado. Nesses casos, a cirurgia bariátrica não conseguirá solucionar o problema.

Por isso, o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é fundamental. Ademais, as mudanças bruscas na alimentação e no estilo de vida exigidas ao paciente podem originar diversos transtornos mentais.

Além disso, é comum que o excesso de peso corporal esteja relacionado à compulsão alimentar. Assim, além da cirurgia bariátrica, o paciente precisa obrigatoriamente ser acompanhado por esses profissionais de saúde mental.

4) Prática de exercícios físicos

Após a primeira semana do pós-operatório, o paciente precisa começar a se exercitar. Nesse sentido, pequenas caminhadas em casa são suficientes. Nas próximas semanas, pode voltar a dirigir e retomar suas atividades profissionais.

Assim, os exercícios físicos devem ser introduzidos gradativamente na sua rotina. As atividades de baixa intensidade podem começar logo após os primeiros 30 dias. Já o levantamento de peso e as abdominais somente com liberação médica.

Ainda, a prática de exercícios físicos no pós-operatório é essencial para o processo de emagrecimento, controle da ansiedade e de estresse, reduzir o risco de trombose, ganho de força, equilíbrio, flexibilidade, resistência e condicionamento físico.

5) Dieta balanceada

Após a cirurgia, o estômago fica extremamente sensível. Por isso, nos primeiros dias do pós-operatório, a alimentação é feita com soro. Passado este momento inicial, é possível introduzir os alimentos líquidos.

Ainda, indicam-se os alimentos sólidos para depois de 30 dias do procedimento. Dessa forma, o paciente precisa de acompanhamento de um nutricionista para indicar os melhores alimentos.

Lidando com a cirurgia bariátrica

Enfim, a cirurgia bariátrica é uma das melhores opções de tratamento da obesidade mórbida. Entretanto, os resultados dependem do comprometimento e da disciplina do paciente. Portanto, se pretende passar pelo procedimento, esteja atento aos cuidados do pós-operatório.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp