Cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica: como é a recuperação?

A cirurgia bariátrica é uma das ferramentas mais eficazes para o tratamento da obesidade mórbida. Porém, assim como qualquer procedimento cirúrgico, é necessário cumprir algumas recomendações no período de recuperação.

Você sabe como funciona o pós-operatório dessa cirurgia?  Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler este post. Nele, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito do tema.

Como é o pós-operatório da cirurgia bariátrica?

Em primeiro lugar, ainda no pré-operatório, o paciente recebe todas as orientações necessárias, tanto para o preparo quanto para o período de recuperação da cirurgia bariátrica. Porém, elas podem variar conforme o procedimento.

Geralmente, a cirurgia leva cerca de 1h30 para ser concluída. Ao final, os pacientes são encaminhados para a sala de recuperação pós-anestésica, onde permanecem por, pelo menos, 1 hora. 

Ainda, a alta hospitalar é determinada pela equipe médica e depende da evolução do paciente. Dessa forma, na maioria dos casos, ocorre após o segundo dia do pós-operatório. Portanto, o retorno às atividades é recomendado apenas depois de 30 dias da cirurgia.

Nesse período, o paciente pode perder entre 10% e 40% do peso inicial. A seguir, conheça algumas das principais medidas necessárias para a recuperação total da cirurgia bariátrica.

Dieta após cirurgia bariátrica

Após o procedimento, o paciente receberá alimentação por soro. Após o segundo dia, poderá beber apenas água e chás, de 20 em 20 minutos. Depois de 5 dias após a cirurgia, o paciente pode receber alimentos pastosos. 

Ainda, o início da alimentação sólida só deverá ocorrer a partir do primeiro mês da realização da cirurgia. Porém, é preciso seguir as orientações do nutricionista. Esse cuidado evita uma série de complicações, como desidratação, trombose e cálculos renais.

Cuidados com o curativo

No pós-operatório de algumas técnicas, como a banda gástrica ou bypass, o paciente estará com curativos no abdômen para proteger as cicatrizes. Para mantê-los limpos, é preciso fazer o acompanhamento médico para que sejam trocados a cada uma semana.

Nesse período, para evitar infecções, o paciente não pode molhar o curativo. Depois de 15 dias, também será necessário voltar ao médico para retirar os pontos. Outra recomendação é aplicar cremes hidratantes diariamente sobre a cicatriz.

Prática de atividades físicas

Para reduzir o risco de trombose, melhorar o funcionamento do intestino e favorecer o processo de emagrecimento, o paciente precisa iniciar a prática de exercícios físicos após a primeira semana do pós-operatório.

Entretanto, essas atividades não devem exigir o levantamento de pesos ou a realização de exercícios abdominais, que só podem ser feitos após o primeiro mês da cirurgia bariátrica. As tarefas rotineiras, como cozinhar e dirigir, são retomadas a partir da segunda semana.

Reposição vitamínica

Em suma, a reposição vitamínica é indicada para todos os pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica. Essa medida se inicia entre a 3ª e a 4ª semanas, no momento em que o paciente passa a receber a alimentação pastosa.

Ademais, a suplementação de vitaminas é fundamental devido à perda provocada pela cirurgia bariátrica. Os polivitamínicos são indicados, pois, contêm combinações de minerais e vitaminas essenciais para o organismo.

Enfim, essas são algumas das principais ações necessárias no período de recuperação da cirurgia bariátrica. Portanto, se você está em fase de preparação para este procedimento, se esforce ao máximo para seguir essas recomendações no pós-operatório.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp