Cirurgia bariátrica

Cirurgia Bariátrica: 5 Mitos E Verdades Sobre O Procedimento

A cirurgia bariátrica é um procedimento eficaz no combate à obesidade mórbida ou grave, pois, além de seguro, oferece uma perda de até 35% do peso total, variando de acordo com a técnica utilizada.

No entanto, seja pela falta de informação a respeito do tratamento ou pelo excesso de boatos, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema, o que gera a propagação de inúmeros mitos na internet. Preparamos este artigo para esclarecer o que é mentira e o que é verdade sobre o assunto.

1 – A cirurgia bariátrica garante o emagrecimento.

Mito. A cirurgia bariátrica promove uma acentuada perda de peso, pois há uma grande transformação na forma como o trato digestivo do paciente passa a funcionar e na capacidade do estômago para o armazenamento de alimentos.

No entanto, não é possível garantir a perda de peso e nem a sua manutenção, pois estamos falando de um tratamento em que o sucesso depende do comprometimento do paciente em mudar o seu estilo de vida e seguir as orientações médicas no pós-operatório.

2 – Após a cirurgia há o risco de desenvolver anemia.

Verdade. Isso ocorre porque a cirurgia bariátrica modifica o trato digestivo, alterando a forma como os alimentos são digeridos e metabolizados. Por isso, é comum que ocorram problemas relacionados à deficiência nutricional, como a anemia.

Esse risco é maior em mulheres em função da menstruação, da redução nos níveis de ferro no organismo e da baixa ingestão de carne vermelha nas primeiras fases do pós-operatório. No entanto, a anemia pode ser revertida com o início da dieta sólida ou, se necessário, com o uso de suplementos vitamínicos.

3 – O apoio da família é necessário, mas não indispensável

Mito. O período após a cirurgia bariátrica é difícil para o paciente, pois exige muitas mudanças comportamentais e a adoção de um novo estilo de vida. Nesse aspecto, para que ele se mantenha comprometido com o tratamento, o apoio da família é indispensável.

Neste sentido, os familiares também serão orientados sobre os cuidados pós-operatórios e a melhor forma de contribuir com o sucesso da cirurgia. Sem o suporte familiar o paciente tende a voltar aos hábitos prejudiciais e ganhar peso.

4 –  A cirurgia trata a obesidade e as comorbidades

Verdade. A cirurgia bariátrica é realizada para tratar, especificamente, a obesidade. Entretanto, ela também atua na melhora ou na eliminação de doenças que foram adquiridas em função do ganho de peso.

Por isso, é comum encontrar pacientes que não só reduziram seu peso, mas que também perceberam a remissão da hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e apneia do sono. No caso do diabetes tipo 2, os benefícios são maiores quando realizam a cirurgia metabólica.

5 – É normal engordar após um ano.

Verdade. Estima-se que após a cirurgia bariátrica o ganho de até 10% do peso perdido venha a ocorrer, o que é considerado normal. Porém, essa não é uma regra, mas é um limite esperado pela equipe médica.

O processo de emagrecimento varia de pessoa para pessoa e da técnica cirúrgica a ser realizada. O ganho de peso acima desse percentual só ocorre quando o paciente não cumpre as orientações médicas e retoma antigos hábitos.

Então, se você encontrar algumas dessas afirmações mencionadas no artigo, já saberá dizer se é uma informação mentirosa ou verídica. Para evitar boatos, busque sempre dados em portas confiáveis, de profissionais sérios e comprometidos com a sua saúde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe