A cirurgia bariátrica é um procedimento que revolucionou o tratamento da obesidade mórbida devido a sua eficácia e vantagens que oferece ao paciente. Porém, antes de pensar em realizá-la, é importante conhecer todas as etapas obrigatórias do pré-operatório.
Por isso, preparei esse artigo explicando, detalhadamente, cada um desses procedimentos. Então, se você tem interesse no assunto, continue a leitura.
O que é a cirurgia bariátrica?
Também chamada de cirurgia de redução de estômago, é a intervenção cirúrgica que atua no tratamento da obesidade mórbida ou grave e das doenças adquiridas em função dela, tal como o diabetes.
Contudo, a gastroplastia, como também é conhecida, não é uma alternativa rápida ao emagrecimento. O procedimento é realizado apenas quando é o último recurso que permite ao paciente obter a redução de peso.
Para estar apto à cirurgia, o paciente precisa atender a alguns requisitos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O principal critério é ter o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40 ou maior ou igual a 35, para quem já tenha alguma comorbidade.
O CFM também regulamentou quatro tipos de técnicas de cirurgia bariátrica, sendo eles a gastroplastia em Y de Roux (GYR), a gastrectomia vertical (GV), a derivação biliopancreática (DBP) e a banda gástrica ajustável.
Entretanto, apesar dos diferentes métodos, o pré-operatório costuma ser bem semelhante para todos eles. Então, vamos ao que interessa.
Quais são os procedimentos obrigatórios no pré-operatório da cirurgia bariátrica?
A seguir, você vai conhecer quais são os procedimentos exigidos pela equipe médica para que a condição de saúde do paciente seja conhecida por eles e assim, seja possível avaliar a sua aptidão ou não ao procedimento.
Avaliação com o cirurgião bariátrico
A primeira consulta do candidato à cirurgia é com o profissional que irá executá-la, ou seja, o cirurgião bariátrico. Ele irá fazer uma avaliação minuciosa da condição do paciente para que possa dar o seu aval para a realização da cirurgia.
Assim, ele irá verificar o peso e a altura do paciente, período em que houve o ganho de peso, existência de doenças, se ele já realizou dietas e por quanto tempo, se faz uso de medicamentos para emagrecer, os hábitos alimentares e se pratica atividades físicas.
Prescrição de exames
Confirmando a aptidão do paciente, ainda na mesma consulta, o cirurgião irá prescrever a realização de alguns procedimentos para conhecer o estado de saúde do candidato. São eles:
- Endoscopia Digestiva Alta com pesquisa de H. pylori (EDA);
- Ultrassonografia de abdome total (USG);
- Ecocardiograma com Doppler colorido;
- Rx Tórax PA e Perfil;
- Prova de função pulmonar com teste broncodilatador;
- Eletrocardiograma;
- Doppler arterial e venoso dos membros inferiores;
- Polissonografia;
- Hemograma completo;
- TSH, T4 livre;
- Colesterol total e frações;
- Coagulograma;
- Sorologia para hepatite B e C;
- HIV;
- Beta HCG (para mulheres);
- Bilirrubinas totais e frações.
Avaliações com a equipe multidisciplinar
A equipe multidisciplinar é composta por cardiologista, endocrinologista, pneumologista, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Após a realização dos procedimentos acima e da consulta com o cirurgião bariátrico, o paciente irá se consultar com cada um desses médicos.
Além de avaliar os resultados desses procedimentos, eles também podem recomendar a realização de outros. Após todas essas consultas, o paciente retorna ao cirurgião, que novamente irá avaliá-lo e verificar os relatórios dos outros especialistas.
Avaliação com anestesista
Essa é a última etapa do pré-operatório e já acontece dentro do centro cirúrgico, no dia da realização do procedimento. O paciente recebe os primeiros medicamentos sedativos, é conectado aos aparelhos que controlam os parâmetros vitais e recebe oxigênio sob máscara.
E são esses os procedimentos obrigatórios no pré-operatório da cirurgia bariátrica. Caso tenha outras dúvidas, você pode procurar um endocrinologista para conversar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!