Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Bariátrica: alimentação saudável no pós-operatório

A cirurgia bariátrica é a principal medida utilizada para a perda de peso corporal nos casos de obesidade mórbida. No entanto, para não voltar a engordar e o resultado seja satisfatório, é necessário adotar uma alimentação saudável. 

Quer saber mais sobre essas mudanças? Neste artigo, listamos as dicas mais importantes que precisam ser seguidas no pós-operatório do procedimento. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é uma alternativa eficaz para o tratamento de pacientes diagnosticados com obesidade mórbida. Contudo, apesar de ser um procedimento seguro e eficaz, só é feito em último caso.

Ainda, o procedimento é regulado pela resolução nº 1.942/2010 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que autoriza a realização apenas das seguintes técnicas: gastroplastia em Y de Roux ou bypass gástrico (GYR), a gastrectomia vertical ou sleeve (GV), a derivação biliopancreática (DBP) e a banda gástrica ajustável.

Embora existam diferentes técnicas, o foco do procedimento é o mesmo: reduzir a capacidade do estômago para acelerar a sensação de saciedade. Assim, o paciente diminui o consumo de alimentos e reduz o seu peso. Para estar apto ao procedimento, é preciso cumprir os seguintes pré-requisitos:

  • ter o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m₂ ou maior que 35 kg/m₂, se possuir comorbidades que indiquem risco de vida;
  • ser maior de 18 anos. No caso de idosos ou pessoas com idade entre 16 a 18 anos, precisa haver a adoção de cuidados especiais e o médico deve considerar que o risco/benefício é positivo;
  • ter buscado outras alternativas para emagrecer, sem sucesso, por, no mínimo, dois anos;
  • não ser  usuário de drogas ilícitas ou sofrer com alcoolismo e nem ter diagnóstico de quadros psicóticos, demências graves ou moderadas.

Como é o período após a cirurgia?

Para alcançar bons resultados com a cirurgia bariátrica, é fundamental seguir todas as orientações médicas tanto para o pré quanto para o pós-operatório. Uma delas diz respeito ao uso de medicamentos como os antiácidos e os analgésicos.

Além disso, a obesidade é uma doença que se inicia na mente do paciente. Por isso, o acompanhamento psicológico é uma etapa fundamental do tratamento, pois o paciente pode transferir sua fixação por comida para outras coisas.

Outro passo necessário, não só no pós-operatório, mas por toda a vida, é a adoção de uma alimentação saudável. Entre as principais medidas, estão:

  1. dieta: nos primeiros 3 meses do pós-operatório, o organismo precisa se readaptar. Para isso, a alimentação se divide em três fases: dieta líquida, dieta pastosa e dieta branda;
  2. reposição vitamínica: a reposição de um complexo de vitaminas, cálcio e vitamina D é necessária para reduzir o risco de  anemia, osteoporose e outras doenças decorrentes da má absorção de nutrientes;
  3. priorizar o consumo de proteínas: no pós-operatório a ingestão de proteínas é fundamental, pois o nutriente é responsável pela manutenção da massa magra, formação dos tecidos corporais, enzimas e hormônios;
  4. evitar alguns alimentos: para acelerar a recuperação pós-operatória e continuar a perda de peso, é preciso evitar alguns alimentos como pimentas, hortelã, bebidas alcoólicas ou gaseificadas, os temperos prontos e molhos industrializados;
  5. hidratação: a água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, especialmente para quem passou pela cirurgia bariátrica. Assim, a recomendação é a de 2 litros por dia, mas é preciso ter cuidado com o volume de líquido;
  6. mastigar bem os alimentos: para evitar a sensação de que o alimento ficou preso na garganta, recomenda-se mastigar os alimentos devagar e não ingerir pedaços grandes. 

Lidando com o pós-operatório

Enfim, com a leitura deste texto, você conheceu um pouco mais sobre a cirurgia bariátrica e os principais cuidados necessários com a alimentação. Portanto, caso esteja com o procedimento agendado, siga todas as orientações da equipe médica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe