Cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica: como é o pós-operatório?

A cirurgia bariátrica se consagrou como um dos procedimentos mais eficazes, revolucionando o tratamento da obesidade grave ou mórbida. No entanto, o seu sucesso depende diretamente do comprometimento e disciplina do paciente no pós-operatório.

Quer saber mais sobre as principais recomendações médicas após este procedimento? Então, continue a leitura do texto. A seguir, listamos todos os pontos que você precisa conhecer.

Entenda o que é a cirurgia bariátrica

Também chamada cirurgia de redução de estômago, é uma alternativa eficiente para o tratamento da obesidade e de outras doenças em função do excesso de peso. 

Entretanto, apesar de ser um procedimento seguro e eficaz, só é recomendado em último caso e desde que o paciente atenda a alguns requisitos, tais como, ter o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40, ou maior, ou igual a 35, para quem já tenha desenvolvido alguma complicação em função da doença. 

Além disso, existem diversas etapas a serem cumpridas. Isso porque o paciente precisa estar apto física e psicologicamente para o procedimento. Geralmente, a cirurgia consiste na redução do tamanho do estômago e no desvio do caminho do intestino. 

Como é o pós-operatório da Cirurgia bariátrica?

Para o sucesso da cirurgia bariátrica, é imprescindível que o paciente siga as orientações para o pós-operatório. São medidas de curto e longo prazo que ajudarão o organismo a manter a redução de peso.

Dieta

O primeiro mês após o procedimento é o período de recuperação do paciente e o segundo é o momento da reabilitação do organismo. Por isso, o médico irá recomendar uma dieta líquida para os primeiros quinze dias, que consiste na ingestão de pequenas quantidades de água, sucos sem açúcar, sopas e chás.

Passado este período, o paciente inicia a alimentação pastosa para, em seguida, retomar o consumo de alimentos sólidos. Nessa fase, ele deverá seguir a alimentação que foi orientada por um nutricionista.

Além disso, é necessário manter-se hidratado, consumindo, pelo menos, dois litros de líquidos por dia. Com isso, o paciente evita não só a desidratação, mas também a formação de cálculos renais e trombose.

Reposição vitamínica

Após a quarta semana depois da cirurgia, o paciente inicia a dieta pastosa em conjunto com a reposição vitamínica, que costuma envolver um complexo de vitaminas, cálcio e vitamina D. Essa medida ajuda a afastar o desenvolvimento de anemia, osteoporose e outras doenças decorrentes da má absorção.

Uso de medicamentos

Outra importante etapa do pós-operatório é a utilização temporária de alguns medicamentos, como, por exemplo, os antiácidos, que ajudam a reduzir a formação de úlceras no novo estômago, e os analgésicos, para tratar a dor local.

Acompanhamento psicológico

A obesidade está diretamente relacionada à compulsão alimentar, transtorno psicológico que provoca a fome insaciável. Por isso, o acompanhamento psicológico é fundamental para haver uma transformação nessa maneira de pensar. 

Além disso, o suporte de um psicólogo ajuda a evitar que, após o procedimento, o paciente transfira a fixação por comida para outras coisas como, por exemplo, consumo de álcool, compras ou sexo.

Praticar atividades físicas

A atividade física é fundamental no pós-operatório, pois, além de evitar o risco de algumas complicações, contribui para a manutenção do peso perdido. O reganho de peso é muito comum após a bariátrica. Por isso, exercitar-se é fundamental.

Lidando com a cirurgia bariátrica

Então, com a leitura deste post, você conheceu os principais cuidados necessários no pós-operatório deste tratamento. Portanto, se está planejando realizar a cirurgia bariátrica, siga à risca as recomendações médicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp