câncer no intestino

O que você precisa saber sobre o tratamento de câncer no intestino?

O câncer no intestino, assim como outros tipos de câncer, também é suscetível a alguns tratamentos para promover a recuperação e cura do tumor. A variedade de tratamentos ofertada em hospitais especializados é considerável e eles podem ser indicados em qualquer circunstância em que o câncer se estabelece.

O segredo está em descobrir a anomalia num período precoce para que as chances de cura sejam maiores e que o paciente não venha sofrer com mais intensidade aos procedimentos para recuperação. Uma vez que as técnicas são um tanto invasivas, quando mais cedo o problema for resolvido, maior será a probabilidade de o corpo reagir adequadamente ao método indicado.

Tratamentos para câncer no intestino

Cirurgia

É o método mais usado pelos médicos para reverter o quadro negativo. O objetivo é retirar primeiramente o tumor cancerígeno e a parte em que ele está alojado no intestino. Seja qual for o tipo de câncer no intestino que a pessoa apresenta, a cirurgia vai retirar a parte afetada e a parte mais próxima do tumor que não está afetada para garantir que outros tumores não venham aparecer e aumente o índice de metástase no corpo.

Radioterapia

É outro procedimento comum, porém um pouco mais severo. Ele usa radiações para matar as células cancerígenas e assim desfazer qualquer indício do câncer reaparecer. Por ser uma técnica mais agressiva, ela só é indicada quando o nível da doença também é elevado, ou seja, quando o corpo já apresenta mais de um tumor ou quando o corpo já não responde a outros tipos de tratamento. As radiações poderão ser internas ou externas, com o auxílio de uma máquina própria para radioterapia ou com a implantação de um conteúdo radioativo que é feito na área onde o tumor se encontra. Por um período de alguns dias, esse conteúdo vai destruindo as células ao ponto de não achar mais nenhum vestígio.

Imunoterapia

Alguns medicamentos podem ser usados para ativar anticorpos que irão destruir células cancerígenas. Esses medicamentos são o método mais seguro, mas também não são tão eficazes quando o câncer já se encontra em um nível avançado. Isso porque ele já é utilizado justamente para prevenir a ação de metástases e não para exterminar vários tumores pelo corpo e não só no intestino.

Quimioterapia

É a técnica mais rígida e o processo é o mais demorado. A quimioterapia se baseia na utilização de alguns medicamentos, diferentes da imunoterapia, que irão destruir as células cancerígenas. Se já foi feita a cirurgia, a quimioterapia poderá exterminar qualquer outro tumor que está localizado em outra região do organismo ou então diminuir o seu volume. Por isso que é um procedimento usado para casos ainda mais delicados.

Ao conversar com o médico, o câncer no intestino poderá ser resolvido mediante a uma dessas quatro técnicas. Medir o nível da doença e a reação do corpo ao procedimento é fundamental.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe