Quando uma pessoa tem câncer, os sintomas costumam não só se concentrar numa região, mas sim afetar o corpo por completo. Isso, ao mesmo tempo em que é algo perigoso, também pode ser um alerta para ajudar médicos e pacientes a identificarem indícios da enfermidade. O caso do câncer no esôfago se encaixa bem nessa avaliação, uma vez que os sintomas não atingem somente o esôfago em si, mas outras áreas importantes do organismo.
O esôfago é um canal vital para o sistema digestivo, responsável por ligar a faringe ao estômago. A presença de tumores em sua estrutura pode comprometer o trabalho de vários órgãos como o diafragma e a garganta.
Sintomas do câncer no esôfago
1) Dor no peito
Dor no peito não é só problema relacionado ao sistema respiratório. O câncer no esôfago também pode causar esse sintoma, uma vez que o esôfago faz parte do tórax. Pode haver dores ou ardor nessa região ou simplesmente uma pressão moderada ou forte. Se o tumor for muito volumoso, a dor pode ficar ainda mais acentuada e algumas partes podem doer mais dependendo da região onde ele se situa.
2) Disfagia
É o sintoma mais comum da doença. É a sensação de não conseguir engolir alimentos mais sólidos devido à proporção do tumor no canal. A dificuldade pode aumentar à medida que o tumor vai crescendo de tamanho. Em geral, isso faz com que a pessoa coma menos e até evite o consumo de líquidos. A preferência por alimentos mais macios aumenta, pois quanto mais sólido o alimento for, mais lenta será a mastigação e mais suportável será a ação de empurrar para o esôfago.
3) Perda de peso
Se há dificuldade para engolir, isso afetará profundamente o peso da pessoa. A troca de hábitos alimentares vai influenciar na perda de peso. A redução do peso também pode ser causada pela falta de apetite que a doença causa.
4) Rouquidão
Como o câncer pode atinger o nervo laríngeo recorrente é possível ocorrer alterações da voz. Nesse caso, a pessoa pode perder a força da voz aos poucos ao ponto de ficar completamente rouca. Essa rouquidão pode vir acompanhada de tosse e soluços que podem também ter sua frequência ainda mais comum com o tempo.
5) Azia
O problema da azia também está relacionado com a troca de hábito alimentar. O suco gástrico serve para deteriorar os alimentos e ajudar na digestão. A falta de alimentos sólidos ou a permanência numa dieta líquida pode aumentar a incidência de acidez no estômago. Dessa forma, o sistema digestivo não consegue trabalhar direito e a acidez pode até provocar o surgimento de úlceras.
Outros sintomas podem aparecer como sinal de câncer no esôfago. No entanto, é importante consultar um médico para ter certeza se a ocorrência dos sintomas é um resultado da doença ou de outra anomalia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.