câncer do aparelho digestivo

Conheça os principais tipos de câncer do aparelho digestivo

Entre todos os tipos de câncer, os tumores malignos que atingem o aparelho digestivo correspondem à maioria dos casos. As neoplasias mais frequentes são os cânceres colorretal, de estômago e esôfago. Os principais fatores de risco são o alcoolismo, o tabagismo, a má alimentação e a obesidade.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Os exames mais importantes são a endoscopia digestiva (câncer de estômago e esôfago), colonoscopia (câncer colorretal), ultrassonografia e biópsia.

3 principais tipos de câncer do aparelho digestivo

1. Câncer colorretal: O câncer que ataca o cólon, reto e parte do intestino grosso é o principal vilão do aparelho digestivo. Consumo excessivo de gordura saturada, constipação e obesidade estão entre as causas.
O principal sintoma desse tipo de tumor é a alteração do hábito intestinal (ex: intestino funcionava todo dia e alguns meses se inicia com constipação – evacuação a cada 3 dias, afilamento das fezes) e o sangramento anal. Sangue e muco também são encontrados nas fezes do paciente. Para diagnosticar essa doença é necessário fazer um exame denominado colonoscopia.

O médico introduz, no ânus do paciente, um tubo flexível, equipado com uma mini câmera na ponta, para obter imagens do cólon, reto e uma porção do íleo terminal. A colonoscopia pode ser realizada mesmo quando não há sintomas de um possível tumor colorretal, sendo chamado de exame preventivo, indicado, principalmente, a partir dos 50 anos ou antes em caso de pacientes com histórico familiar de câncer colorretal.

2. Câncer de estômago: A doença pode ter tipo histológico de adenocarcinoma, linfoma e GIST. As principais causas são determinados conservantes usados em alimentos industrializados, tabagismo, alcoolismo e infecção bacteriana, causada pela Helicobater Pylori.

Os sintomas mais frequentes são: dor persistente na parte superior do abdômen (boca do estômago), dificuldade para engolir os alimentos, náuseas, vômitos frequentes, fezes escuras, cansaço e fraqueza, emagrecimento repentino, sensação permanente de estômago cheio. O exame utilizado para diagnosticar o câncer de estômago é a endoscopia digestiva, que possibilita uma visualização completa. Além disso, o diagnóstico é complementado com a biópsia de uma amostra de tecidos do estômago.

3. Câncer de esôfago: Terceiro colocado no ranking dos principais tipos de câncer do aparelho digestivo. Mais de 90% dos casos correspondem ao carcinoma epidermoide, na porção média ou distal do esôfago. Alcoolismo e tabagismo são os dois principais fatores de risco. Nos adenocarcinomas do esôfago o refluxo gastroesofágico e obesidade estão entre as causas desse tipo de câncer.

No estágio inicial, é uma doença assintomática. Por esta razão, quando surgem os sintomas, o câncer está em fase avançada. Os sinais são: dificuldade para engolir os alimentos, rouquidão, tosse, pneumonia causada por aspiração e perda de peso repentina. O diagnóstico do câncer de esôfago também é realizado através da endoscopia digestiva. Para evitar a progressão desse tipo de câncer é importante fazer a endoscopia preventiva, aconselhável aos pacientes com casos dessa doença na família.

Como prevenir o câncer do aparelho digestivo

A principal ação é a mudança de hábitos alimentares. Inclua no cardápio frutas, hortaliças, legumes frescos, grãos integrais, peixes, carnes magras, alimentos com vitaminas A e C e beba muita água. Assim, além de um organismo mais forte, você irá também evitar a obesidade, fator de risco para inúmeras doenças.

Reduza o consumo de alimentos industrializados, conservantes, corantes, sódio, gordura saturada, embutidos, enlatados e defumados. Livre-se do cigarro e busque ajuda médica para tratar a dependência alcoólica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.

O que deseja encontrar?

Compartilhe