A ocorrência de câncer do aparelho digestivo está no topo das neoplasias que atingem o ser humano, alavancadas por maus hábitos como o alcoolismo, o tabagismo, a má alimentação, vida sedentária e obesidade.
A recomendação dos oncologistas é realizar regularmente exames de rotina, como endoscopia, colonoscopia e ultrassom da região abdominal, uma vez que alguns tipos de câncer do aparelho digestivo são assintomáticos em sua fase inicial, quando o diagnóstico oferece melhores condições de cura para o paciente.
Vale ressaltar, ainda, que a melhor forma de combater o câncer e outras enfermidades é a adoção de hábitos saudáveis de vida, evitando, além do tabagismo e do álcool, o consumo de alimentos industrializados, com conservantes e gorduras saturadas. Já é meio caminho andado para evitar engrossar as estatísticas relacionadas ao câncer.
Os mais comuns tipos de câncer do aparelho digestivo
– Câncer do esôfago
O câncer do esôfago é associado ao tabagismo e ao alcoolismo. Quem cultiva esses hábitos deve procurar regularmente atendimento médico preventivo. O exame de endoscopia digestiva alta é o ideal para diagnosticar a enfermidade em sua fase inicial.
O sintoma mais comum do câncer do esôfago é a disfalgia, que é a caracterizada pela dificuldade de engolir os alimentos.
– Câncer do estômago
O câncer no estômago tem seus fatores de risco ligados ao tabagismo, ingestão de conservantes e processos infecciosos deflagrados pela bactéria Helicobacter Pylori.
Trata-se de uma doença assintomática em sua fase inicial, o que implica a realização da endoscopia digestiva de forma regular, de acordo com o determinado pelo médico.
O câncer do estômago ocupa o segundo lugar no ranking de vítimas fatais no Brasil.
– Câncer do pâncreas
Libado ao tabagismo, ao alcoolismo e ao diabetes, ocorre mais comumente em pessoas com mais de 65 anos. O principal sintoma é a icterícia avançada. Nesse caso, deve ser feito o ultrassom do abdômen.
– Câncer da vesícula biliar
O câncer da vesícula biliar é raro. Diagnosticado através de exame de ultrassom do abdômen, está relacionado ao aparecimento de calculose ou pólipos. Entre as pessoas que possuem pólipos, 1% desenvolve a doença.
– Câncer de fígado
O câncer do fígado é associado ao alcoolismo e à ocorrência de hepatites virais crônicas. Dentre os tipos de câncer de fígado, o carcinoma hepatocelular é o mais comum, ocupando o quinto lugar na lista dos que mais causam morte no mundo.
É diagnosticado através de ultrassom do abdômen e exames laboratoriais.
– Câncer do intestino grosso
Trata-se da segunda neoplasia com maior número de ocorrências no mundo, perdendo apenas para o câncer de mama. O maior fator de risco é a ingestão de gorduras saturadas, além da obesidade e da obstipação.
Figurando entre os principais tipos de câncer do aparelho digestivo, o câncer do intestino grosso deve ser dos mais monitorados. Em muitos casos, o pólipo benigno pode se tornar maligno.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.