Receber o diagnóstico de câncer de estômago pode ser algo bastante assustador para qualquer um, e o processo para a cura envolve o uso de medicamentos, quimioterapia e, em alguns casos, cirurgia. Depois do tratamento e da cirurgia, o paciente precisará tomar alguns cuidados para que a saúde dele seja estabelecida o mais breve possível.
A boa notícia é que a medicina tem evoluído muito nessa área, e, seguindo-se todas as recomendações médicas, é possível retomar a rotina normal com muito mais agilidade.
Se você tem dúvidas sobre esse procedimento cirúrgico, acompanhe a seguir, pois preparamos um material completo a respeito de como é o pós-operatório para a retirada de câncer de estômago. Veja só!
Cirurgia do câncer de estômago: como é o pós-operatório
O nome da cirurgia que retira esse tipo de tumor é a gastrectomia e caracteriza-se pela remoção de parte ou de todo o estômago, sejam os tumores malignos ou benignos. O cirurgião tentará retirar sempre a menor parcela possível do órgão, mas garantindo que o tumor seja retirado por completo.
Há diferentes tipos de cirurgia para esse fim, e cada um deles é específico para um estágio da doença (conforme o estágio do tumor). Mas, de forma geral, é um procedimento que pode ser realizado por laparoscópia, ou seja, que é realizado por meio de furos e com a ajuda de uma câmera, buscando fazer algo menos invasivo possível.
Mas, mesmo nas cirurgias menores, os cuidados com o pós-operatório são necessários. O paciente ficará, em média, de 4 a 6 dias internado, recebendo alimentação por sonda via nasal ou diretamente no estômago, até que o órgão esteja bem cicatrizado. Drenos abdominais também podem ser necessários, com a finalidade de retirada do excesso de secreções.
Durante esse período, o paciente poderá sentir náuseas, tonturas, diarreia e dor abdominal depois de cada refeição, sem que isso represente algum problema. O médico indicará medicamentos especiais para diminuir esses sintomas, as dores, que são comuns durante essa fase de recuperação.
O paciente também poderá consumir vitaminas, para se fortalecer mais rapidamente e para que a recuperação se dê o mais breve possível. Além disso, quando a alimentação se normalizar, os pacientes devem evitar consumir alimentos muito quentes, procurando opções na temperatura ambiente, bem como com texturas mais macias.
Por mais que o paciente sinta desconforto ao se alimentar, uma boa nutrição é a principal chave para um pós-operatório de sucesso no caso de câncer no estômago. Semelhantemente, o cumprimento de todas as recomendações médicas relacionadas às atividades físicas e ao uso de medicamentos, impera significativamente no momento de recesso após a cirurgia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!