Healthy stomach organ hologram on human hands. Concept of gastri

Bypass gástrico: saiba as 3 vantagens do procedimento

O bypass gástrico é um procedimento muito realizado no Brasil. Através dele, o paciente pode perder até 80% do peso inicial. O que muitos não sabem é que existem diversas vantagens que o método proporciona.

Quer saber mais sobre o assunto? No texto a seguir você encontrará tudo que precisa saber sobre as vantagens deste procedimento. Não deixe de continuar a leitura!

O que é bypass gástrico?

O bypass gástrico ou gastroplastia “Y de Roux” é a modalidade mais praticada no Brasil quando se trata de cirurgia bariátrica. É um procedimento seguro e com resultados consistentes, sendo altamente elogiado pelos cirurgiões.

O procedimento consiste na divisão do estômago em duas partes através de um grampeamento cirúrgico. Na parte maior, é mantida toda a vascularização, na parte menor passará o alimento. É feito um pequeno desvio no intestino na sua porção inicial, alterando a trajetória do alimento pelo trato digestivo.

Quando o bypass é indicado?

A cirurgia de bypass gástrico é indicada para o tratamento da obesidade, geralmente quando o IMC é igual a 40 ou superior, doenças associadas como diabetes, pressão alta ou apneia do sono grave.

Além disso, o bypass gástrico pode ser indicado para essas pessoas quando a dieta e os exercícios não foram suficientes para reduzir o peso e melhorar as condições de saúde e qualidade de vida.

Como funciona a recuperação do bypass gástrico?

Os primeiros 2 ou 3 dias de recuperação do bypass gástrico são feitos em internação no hospital, com acompanhamento médico. São administrados soro na veia para hidratação, analgésicos e são feitos curativos nas cicatrizes visando evitar infecções.

Após este primeiro momento, inicia-se a dieta líquida, incluindo água e chás, conforme orientação do médico. Essa alimentação vai evoluindo gradualmente para alimentos mais pastosos ou sólidos à medida que a pessoa vai se recuperando.

3 vantagens do bypass gástrico

O bypass gástrico é considerado uma metodologia segura e altamente recomendada, também pelo fato de proporcionar diversas vantagens ao paciente. Dentre essas vantagens, veja 3 das principais:

  1. Perda de peso

O bypass garante uma considerável perda de peso logo nos primeiros meses após a cirurgia, fazendo com que os pacientes submetidos a essa técnica cheguem a apresentar uma perda de 60 a 80% do excesso de peso, ainda no primeiro ano.

  1. Pode tratar auxiliar no tratamento do Refluxo

O bypass oferece soluções para outros problemas relacionados à obesidade, como no caso de pacientes com quadro de refluxo esofágico, os quais sentem os sintomas da patologia diminuindo após serem submetidos a essa técnica.

  1. Possibilita o tratamento do diabetes do tipo 2

Além de todas as vantagens citadas acima, o bypass também atua no tratamento de pacientes com diabetes do tipo 2, já que a técnica estimula uma maior produção de insulina no corpo do paciente, auxiliando também no tratamento de outras síndromes metabólicas.

Então, com a leitura do texto acima, você ficou por dentro dos principais pontos a respeito do procedimento de bypass gástrico. Portanto, caso deseje realizá-lo, procure orientação médica especializada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe