baço inchado

Baço inchado: 6 causas do problema

O baço é um órgão localizado atrás do estômago, na região chamada hipocôndrio esquerdo. Porém, em circunstâncias anormais, pode ser acometido por alguma condição, causando uma dor severa e outras complicações.

Por ser um órgão pouco conhecido, nem sempre recebe a atenção necessária. Neste post, você irá conhecer algumas das principais causas para a esplenomegalia, condição também conhecida como baço inchado ou aumentado.

1) Mielofibrose

Trata-se de uma doença caracterizada por uma alteração genética que provoca a fibrose da medula óssea, órgão responsável pela produção de células sanguíneas. Quando o problema ocorre, surgem uma série de alterações nas hemácias, plaquetas e nos leucócitos.

Ainda, o inchaço do baço é um dos sintomas mais predominantes para as pessoas diagnosticadas com mielofibrose. Em alguns casos, o órgão pode chegar a ocupar toda a metade esquerda do abdômen.

2) Mononucleose

A mononucleose, também chamada doença do beijo, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitido a partir da saliva, causando febre alta, dor, inflamação na garganta e ínguas no pescoço.

Ainda, essa condição pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em adolescentes. O tratamento consiste em permanecer em repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios para controle dos sintomas. Caso o quadro evolua, pode causar o aumento do baço.

3) Talassemia

Trata-se de uma doença hereditária caracterizada pela redução do número de glóbulos vermelhos, chamados eritrócitos ou hemácias, ocasionando um quadro de anemia. A talassemia não é contagiosa e pode ser provocada por uma falha genética.

Ainda, essa condição causa problemas ósseos, pele amarelada, entre outros sintomas. Embora não seja passível de cura, pode ser tratada. Em função da destruição dos glóbulos vermelhos, também pode causar o aumento do baço

4) Sarcoidose

A sarcoidose é uma doença que se caracteriza pelo aparecimento de granulomas inflamatórios não infecciosos em vários órgãos, principalmente no pulmão, nos gânglios e na pele. Os granulomas são acúmulos de células inflamatórias que buscam eliminar agentes infecciosos.

Além do surgimento desses granulomas, a doença de Besnier-Boeck-Schaumann, como é chamada, também provoca sintomas bem característicos, tais como, aumento do fígado e do baço, e alterações no metabolismo do cálcio.

5) Doença de Chagas

A doença de chagas é uma condição provocada por um protozoário, chamado de Trypanossoma cruzi, e pode ser dividida nas fases aguda e crônica. No primeiro caso, o paciente apresenta pouco ou nenhum sintoma.

Quando a doença não é tratada, evolui para a fase crônica que afeta o coração e vários outros órgãos, causando febre, inchaço nos olhos, mal-estar, dor de cabeça, náuseas, vômitos, prostração, dor no corpo e baço inchado.

6) Doença de Gaucher

A doença de Gaucher é uma condição genética causada por uma deficiência na enzima glicocerebrosidase, responsável pela digestão de certos gorduras. Assim, essas gorduras se acumulam progressivamente nos macrófagos.

Essa alteração nas células ocorre principalmente no fígado e no baço, ocasionando o aumento de tamanho desses órgãos. Outros sintomas característicos são palidez, cansaço, fraqueza devido à anemia, dores nas pernas e nos ossos.

Então, com a leitura deste post, você conheceu algumas das principais causas para o baço inchado. Portanto, para evitar o risco de desenvolver esse problema, mantenha o acompanhamento médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp