Baço

Baço: Função, Distúrbios e Cuidados

Enquanto alguns órgãos são muito conhecidos pela população, outros são completamente desconhecidos. Esse é o caso do baço, que poucos sabem onde fica e o papel que ele exerce no organismo.

Nesse sentido, preparamos este post para explicar os aspectos mais relevantes sobre este órgão. Então, se você tem interesse no assunto e quer saber mais sobre ele, recomendamos a leitura deste texto.

O que é o baço?

Trata-se de um órgão esponjoso e macio localizado na parte superior do abdômen e tem tamanho superior ao do punho de uma pessoa. Ele recebe sangue do coração e, através da veia esplênica, o transporta para o fígado.

Ainda, esse órgão é composto por dois tipos básicos de tecido: a polpa branca e a polpa vermelha. A polpa branca atua no combate às infecções por meio da produção de linfócitos, glóbulos responsáveis por produzir anticorpos.

Já a polpa vermelha atua na filtragem do sangue, removendo materiais indesejáveis. Para isso, conta com os fagócitos, glóbulos brancos que ingerem microrganismos como bactérias, fungos e vírus.

Além disso, a polpa vermelha controla os glóbulos vermelhos, eliminando aqueles que não estão funcionando corretamente ou que estão danificados. Por fim, ela também serve como depósito para os diferentes elementos do sangue.

Qual a função deste órgão?

Inicialmente, vale pontuar que ele exerce inúmeras funções no organismo. Entre as mais importantes está a produção de glóbulos vermelhos, caso haja algum problema na medula óssea. Outra responsabilidade do órgão é o armazenamento de sangue para os casos de hemorragias.

Além disso, se houver algum trauma ou infecção, o baço pode lançar monócitos na corrente sanguínea para reprimir os efeitos adversos. Quando o órgão filtra o sangue, ele também faz a conservação do ferro que será transportado para a medula óssea.

Quais doenças podem acometê-lo?

Assim como qualquer outro órgão, ele também pode sofrer com diferentes doenças graves, leves e moderadas. Nesses casos, além de dor na região do órgão, ocorre o aumento de volume do mesmo.

Geralmente, estes sintomas estão relacionados a doenças hematológicas ou hepáticas, como, por exemplo, a mononucleose, condição que faz com que o órgão tenha que produzir um número maior de linfócitos para combatê-la, ocasionando o aumento de tamanho e inflamação.

Outros distúrbios comumente relacionados ao órgão são: cirrose, linfoma, problemas nos órgãos linfáticos, câncer, anemia, hepatite e leucemia. Em situações extremas, a dor intensa resulta da ruptura do órgão.

Quais cuidados são necessários com o baço?

Para mantê-lo saudável, a primeira dica é mastigar bem os alimentos, facilitando a digestão. Além disso, faça sempre as refeições sentado e nunca deitado. Você também precisa evitar excessos na alimentação, pois pode enfraquecer o órgão.

Ainda, se você deseja evitar doenças no órgão, dê preferência para alimentos saudáveis e tenha uma dieta equilibrada. Vegetais de raiz, batata-doce, cenoura, abóbora e maçã são exemplos de nutrientes essenciais para o órgão.

Por último, evite ou diminua o consumo de líquidos durante as refeições e, para diminuir a fermentação digestiva, ao fazer as refeições principais, separe as frutas dos alimentos que contém açúcar.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre este órgão pouco conhecido pelas pessoas. Então, siga nossas dicas e faça sua parte para evitar doenças.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe