Baço

Baço: Função, Distúrbios e Cuidados

Apesar de ser um órgão pouco conhecido pelas pessoas e até considerado irrelevante, novos estudos têm evidenciado a importância do baço para o organismo, contribuindo em casos de ferimentos profundos e infartos.

Você conhece as funções que o baço exerce? Sabe quais as doenças que podem acometê-lo e como evitá-las? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo sobre o assunto.

O que é o baço?

O baço é um órgão de tamanho médio, localizado na parte superior esquerda do abdômen, atrás e ao lado do estômago e abaixo do diafragma. Ele mede cerca de 10 a 15 cm e tem formato semelhante ao de um punho cerrado.

No que se refere à sua anatomia, o baço é formado pelo polo superior, polo inferior, margem anterior e margem posterior. Além disso, está dividido em duas partes: a polpa vermelha e a branca.

A polpa vermelha engloba todo tecido sanguíneo, sendo responsável por filtrar o sangue e remover partículas estranhas. Já a polpa branca é formada por tecidos linfóides, que produzem glóbulos brancos responsáveis pelo sistema imunológico.

Quais as funções do baço?

O baço é um órgão que exerce muitas funções, sendo todas muito importantes. Uma delas é a produção de glóbulos vermelhos em casos de problemas com a medula óssea. Da mesma forma, também atua na filtragem de glóbulos vermelhos velhos ou danificados.

Ainda, esse órgão ajuda o sistema imune a combater infecções, armazena sangue para ser utilizado em situações de emergência e também funciona como um filtro, impedindo a entrada de vírus e bactérias.

Quais doenças podem acometê-lo?

Assim como qualquer outro órgão, o baço pode ser acometido por uma série de disfunções e distúrbios que impedem o seu pleno funcionamento, trazendo consequências para o organismo. A seguir, conheça mais sobre elas:

  • baço aumentado: também chamado de esplenomegalia, trata-se de uma condição séria, mas tratável. Esse quadro é mais comum em crianças com mononucleose e adultos com distúrbios metabólicos hereditários;
  • laceração ou rompimento: as lacerações e rompimentos são resultados de traumas, ocasionando uma ruptura na superfície do órgão e podendo levar à hemorragia interna grave;
  • câncer: o baço pode ser acometido por um câncer derivado de outras áreas do corpo, sendo o linfoma não Hodgkin o mais comum.

Quais cuidados preciso tomar?

Uma das principais atitudes para manter o baço saudável é mastigar bem os alimentos para torná-los mais macios e fáceis de digerir. Outra medida importante é fazer as refeições sentado, evitando a compressão dos órgãos e dificultando a digestão.

Além disso, você não deve ingerir grandes quantidades de alimentos, permitindo que o corpo faça uma boa digestão. Caso contrário, ao comer em excesso, você pode enfraquecer o órgão.

Ainda sobre a alimentação, dê preferência aos nutrientes essenciais para o baço, como a batata-doce, vegetais de raiz, verduras, cenoura, abóbora, maçã, gengibre, cevada, arroz e alho.

Por último, lembre-se de ingerir pouca quantidade de água durante as refeições e de diminuir a fermentação digestiva. Ao seguir essas dicas, você manterá o baço saudável e irá afastar o risco de todas essas doenças.

Então, como você pode perceber, o baço é um órgão importante para o corpo e, por isso, merece a sua atenção e cuidado. Portanto, siga nossas dicas, tenha uma alimentação saudável e mantenha o órgão em pleno funcionamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe