O baço é o maior órgão do sistema linfático. É importante para manter os fluidos corporais equilibrados, mesmo que seja possível viver sem ele. No entanto, às vezes, simplesmente nos esquecemos dele e não nos preocupamos em cuidar da saúde dessa parte do organismo. Neste post você saberá mais sobre esse órgão tão importante.
Qual a função do baço em nosso organismo?
Ele age como um filtro de sangue, controlando a quantidade de glóbulos vermelhos, o armazenamento de sangue no corpo e ajudando a combater as infecções. Se o órgão detecta bactérias potencialmente perigosas, vírus ou outros microrganismos, ele – juntamente aos gânglios linfáticos – cria células brancas do sangue chamadas linfócitos, que atuam como defensores. Os linfócitos produzem anticorpos para matar os microrganismos estranhos e impedir que as infecções se espalhem.
Quais as disfunções mais comuns?
Laceração ou rompimento
Lacerações ou rupturas no baço geralmente ocorrem devido a trauma (como um acidente de carro ou esportes de contato). Essas situações de emergência causam uma ruptura na superfície do órgão e podem levar à hemorragia interna grave e a sinais de choque (ritmo cardíaco acelerado, tonturas, pele pálida, fadiga).
Os sintomas desse quadro incluem dor ou sensibilidade ao toque na parte superior esquerda do abdômen, no ombro esquerdo e na parede torácica esquerda, bem como confusão e tontura. Se você tiver algum desses sintomas após um trauma, procure atendimento médico de emergência imediatamente.
Aumento
Um baço aumentado, também chamado de esplenomegalia, é uma condição séria, mas tipicamente tratável. Qualquer pessoa pode sofrer com esse distúrbio, mas crianças que sofrem de mononucleose, adultos com certos distúrbios metabólicos hereditários, incluindo doença de gaucher e neimann-pick, e indivíduos que vivem ou viajam para áreas endêmicas de malária estão em maior risco. Os principais sintomas são dor no abdômen superior esquerdo e que pode se espalhar para o ombro; fadiga; anemia; sangramento e sensação de saciedade.
Câncer
Cânceres que se originam nesse órgão são relativamente raros. Quando ocorrem, são quase sempre linfomas. Geralmente, eles começam em outras áreas e invadem essa parte do corpo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o linfoma não hodgkin no adulto pode ter um estágio na região aqui em destaque; esse tipo de invasão também pode acontecer com a leucemia. Raramente, outros tipos de câncer – como o de pulmão ou o de estômago – invadem esse órgão. Os sintomas podem incluir dor ou desconforto no abdome superior.
Quais os cuidados essenciais para manter o baço saudável?
- Mastigue bem a comida para torná-la mais macia e fácil de ser digerida. Sente-se de forma relaxada, para não comprimir os órgãos e dificultar a digestão.
- Evite comer em excesso para que o seu corpo possa digerir bem os alimentos. Com o tempo, comer demais pode enfraquecer o órgão, assim como outros órgãos digestivos.
- Opte por alimentos saudáveis e uma dieta equilibrada. Verduras folhosas e vegetais de raiz, como a batata-doce, são nutrientes extras para o órgão em questão. Cenouras, arroz, cevada, abóboras, maçãs, gengibre, alho e cardamomo são ótimas opções.
- Beba pouco líquido durante as refeições. É útil separar frutas e alimentos açucarados da refeição principal, para reduzir a fermentação digestiva e ajudar a preservar o baço.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!