Você sabia que o Brasil é o 2º colocado no ranking mundial de cirurgias bariátricas? São mais de 60 mil por ano. Apesar do alto número, os médicos brasileiros exigem uma série de condições prévias para a realização do procedimento.
Isso acontece porque o paciente não deve ser submetido ao processo se não houver comprovada necessidade. Esse alerta é dado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Neste texto explicaremos todos os trâmites de autorização do procedimento cirúrgico.
A cirurgia bariátrica é o último caso
Além da perda de peso, essa cirurgia tem outro principal ganho. A partir dela, existe a possibilidade de remissão de doenças ligadas à obesidade. São exemplos dessas enfermidades a diabetes, a hipertensão e a asma.
Contudo, é importante lembrar que a cirurgia é o último caso. Antes de “entrar na faca”, os especialistas sugerem que pacientes com o quadro de obesidade, mas em situações não graves, procurem nutricionistas.
O emagrecimento por meio de dietas e atividades físicas é mais natural e pode transformar para sempre um estilo de vida incorreto.
Quem pode fazer o procedimento?
As tentativas fracassadas de reeducação podem ser o início para que outros métodos sejam avaliados. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica indica alguns pontos a serem preenchidos por quem quer fazer a bariátrica.
IMC
Em relação ao índice de massa corpórea (IMC), o paciente precisa ter índice 30 ou maior. Porém, entre 30 e 35 de IMC, só pode realizar a cirurgia quem tem doença graves correlatas. Já entre 35 e 40, é exigida a existência de quaisquer doenças correlatas preexistentes.
Acima de 40 de IMC, o paciente já está apto a se submeter ao procedimento. Nesse caso, a pessoa não precisa ter comorbidades.
Outros pré-requisitos
Dentre outras questões analisadas pelos médicos, estão condições como a idade da pessoa. Para quem tem abaixo de 16 anos e acima de 65 anos, existe todo um procedimento diferenciado de análise.
Além disso, é perguntado ao paciente se ele já tentou realizar dietas e há quanto tempo ele está obeso.
Pré-operatório
Identificada a real necessidade da cirurgia, tem início o pré-operatório. Para os especialistas terem ideia da técnica mais adequada, o paciente precisa realizar vários exames. Dentre eles, estão endoscopia digestiva, exames de sangue, ultrassonografia e radiografia do tórax (em casos específicos).
Concomitantemente, a pessoa deverá passar por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Dentre os especialistas que serão consultados, estão:
- cirurgião;
- endocrinologista;
- cardiologista;
- psiquiatra;
- psicólogo;
- nutricionista.
Apesar de pequenos, a cirurgia bariátrica apresenta riscos, como todos os outros procedimentos. Por isso, hospitais e médicos qualificados exigem todo esse trâmite. A preocupação não é apenas fazer o paciente perder peso, como a necessidade de consultas de uma equipe multidisciplinar sugere. A ideia por trás de todos esses passos é causar uma transformação no estilo de vida da pessoa.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!