Com os desenvolvimentos tecnológicos, a Medicina evoluiu e novas técnicas e equipamentos surgiram para trazer mais conforto e segurança aos pacientes, como é o caso da cirurgia laparoscópica. Você já ouviu falar nela?
Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, você vai conhecer as aspectos mais importantes a respeito deste tema. Ficou interessado? Continue a leitura.
O que é a cirurgia laparoscópica?
Trata-se de uma forma de intervenção cirúrgica minimamente invasiva que se utiliza de pequenas incisões para realizar uma grande variedade de procedimentos. Para isso, usa o laparoscópio, uma câmera de alta resolução que permite ao cirurgião visualizar imagens internas do paciente.
Ainda, o temo “laparos” vem do grego e significa abdome. Assim, a laparoscopia pode ser explicada como uma maneira de olhar para dentro da região abdominal. A sua primeira utilização foi em 1987 para a retirada da vesícula biliar.
Atualmente, com a evolução da cirurgia laparoscópica, a grande maioria dos órgãos do corpo podem ser acessados pelo equipamento. Dessa forma, os pacientes têm uma recuperação mais rápida e o cirurgião passa a dispor de recursos que aumentam sua precisão.
Quando esse tipo de cirurgia é aplicada?
A cirurgia laparoscópica é utilizada para diversos fins e por diferentes áreas da Medicina, principalmente pela cirurgia geral, ginecologia e urologia. A seguir, listamos algumas das indicações mais comuns para esse tipo de procedimento:
- diagnóstico de doenças: a laparoscopia é um dos principais mecanismos utilizados na investigação de tumores e doenças;
- remoção de órgãos doentes: a técnica foi consagrada na retirada de uma vesícula biliar, mas já pode ser aplicada na remoção do apêndice e de outros órgãos;
- retirada ou reparação de órgãos do sistema digestivo, urinário e reprodutor feminino;
- cirurgia bariátrica: procedimento para redução do tamanho do estômago e alteração do trânsito do intestino em pacientes obesos;
- correção de diferentes tipos de hérnias.
Quais são as desvantagens da laparoscopia?
Embora seja uma técnica mais vantajosa do que a convencional, a cirurgia laparoscópica também envolve riscos. Porém, quando feita por profissionais experientes, eles são minimizados.
Ainda, a principal desvantagem da laparoscopia é o risco maior de perfuração de órgãos. Existe também uma maior probabilidade de ocorrerem hemorragias abdominais ou de peritonites.
Quais as vantagens?
Apesar dessas desvantagens, os procedimentos feitos com o laparoscópio possuem muitas vantagens, principalmente quanto comparado a cirurgia convencional. A seguir, conheça os principais benefícios dessa técnica:
- procedimento minimamente invasivo: as cirurgias realizam incisões mínimas no paciente para acessar o abdômen;
- melhor resultado estético: a laparoscopia deixa cicatrizes quase que imperceptíveis;
- maior segurança: existe um risco menor de lesões, traumas e infecções;
- recuperação mais rápida: em razão das pequenas incisões, o paciente se recupera rapidamente, recebendo a alta hospitalar em poucos dias;
- pós-operatório menos doloroso: o pequeno número de cortes provoca um trauma menor na parede abdominal, reduzindo a dor e o desconforto no período de recuperação.
Portanto, com a leitura deste texto, você conheceu um pouco mais sobre a cirurgia laparoscópica e suas vantagens. Por isso, trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas pelos cirurgiões.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!