Uma hérnia ocorre quando uma estrutura ou órgão se projeta através de uma área frágil do músculo. No caso da hérnia umbilical, parte do intestino pressiona os músculos do abdômen, próximo do umbigo, causando inchaço e dor.
São comuns em bebês, mas também podem surgir em adultos. Normalmente são inofensivas e podem ser evidentes quando o indivíduo chora (mais comum em crianças) e ao fazer esforços (mais comum em adultos).
Levantamento de peso acima do indicado, tosse excessiva e obesidade são possíveis causas de hérnia nessa região.
Tenho hérnia umbilical, posso continuar malhando?
Se a hérnia é recente e pequena, provavelmente sim, porém, antes é preciso consultar um profissional. Hérnias pequenas e recentes não causam sintomas, só precisam ser acompanhadas e não precisam ser operadas com urgência.
Porém, se a hérnia é volumosa, os riscos de estrangulamento são maiores e podem até levar à morte.
Há muitas pessoas em fóruns e blogs sobre ganho de massa muscular que insistem em dizer que é bom continuar malhando mesmo com uma hérnia no umbigo. No entanto, é possível encontrar facilmente relatos de pessoas que tiveram resultados terríveis.
Uma hérnia estrangulada (o que ocorre quando ela estoura) causa fortes dores e pode exigir uma cirurgia de emergência. Por isso, recomenda-se evitar que o problema se agrave sem acompanhamento médico e tratamento.
Quais exercícios posso fazer?
Existem alguns exercícios que você pode fazer mesmo com uma hérnia umbilical, mas algumas modificações às vezes são necessárias. O ideal são exercícios sem impacto, de pouca intensidade e duração. Algumas atividades que você pode fazer incluem:
- andar de bicicleta é uma boa escolha. No entanto, dê preferência para uma bicicleta reclinada, pois o ângulo do exercício impede que seu abdômen fique sobrecarregado. Caso você prefira uma bicicleta ao ar livre, fique sentado enquanto estiver pedalando.
- natação e exercícios dentro da água são recomendados. Esses exercícios não tem impacto algum, portanto, você não precisará se esforçar muito. Apenas tome cuidado para não exagerar nos movimentos que pressionem seu abdômen.
- caminhar é outra excelente escolha, já que tem um impacto menor no corpo.
Antes de continuar malhando intensamente na academia, é essencial que você consulte um médico cirurgião geral para que sua condição seja avaliada e, caso necessário, receba o devido tratamento para, só assim, voltar a malhar.
A maioria das hérnias umbilicais precisa de tratamento cirúrgico, especialmente quando grandes e presentes em adultos, pois como o anel herniário é pequeno, as chances de estrangulamento são maiores – podendo até levar à morte.
Por fim, fique atento quanto a sua condição e os sintomas, mantenha uma boa postura e evite exercícios que coloquem pressão no seu abdômen. Lembre-se que provavelmente você poderá continuar fazendo exercícios sob as orientações de um médico se a sua hérnia umbilical for pequena e recente, mas ainda existirão riscos de estrangulamento.
Portanto, procure um cirurgião geral para avaliar sua hérnia e realizar o devido tratamento de acordo com a gravidade do seu caos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!