hérnia abdominal

Hérnia abdominal pode ser causada por esforço extremo

Se você é acostumado a fazer esforços repetitivos constantemente e sem qualquer cuidado com a postura ou o peso que carrega, fique atento: você pode ser um sério candidato a desenvolver uma hérnia abdominal.

A hérnia abdominal está ligada ao enfraquecimento da parede muscular na região do abdômen, que tem a abertura facilitada quando em razão de um esforço muito grande. Nesse caso, um órgão dessa região do corpo (tecido gorduroso ou intestino) perpassa os músculos e desponta sob a pele.

E por que essa parede muscular é rompida quando os esforços físicos são repetitivos?

Porque, quando se está em constante atividade, muitas vezes se é obrigado a exercer movimentos extenuantes ou a segurar excesso de peso por muito tempo, forçando os músculos a trabalharem além do que podem.

Dependendo dos esforços que fazemos, trabalhamos grande parte dos músculos do corpo, que esticam, puxam, tensionam e se moldam conforme a necessidade de cada momento.

Esforços, como, por exemplo, realizar muita força ao ir ao banheiro, carregar peso (e o peso do próprio corpo), tossir de forma intensa e ter gestações sucessivas podem ocasionar esse tipo de problema.

No caso dos músculos da região abdominal, esses podem estar fragilizados em razão de um mal fechamento muscular, que ocorre em virtude da formação ainda no útero (no fim da gestação). É quando a hérnia surge já na infância. Também pode acontecer de o problema surgir por causa de uma cirurgia realizada há pouco tempo e cuja cicatrização não ocorreu perfeitamente.

Ruptura da parede muscular: consequências

Essa parede muscular, então mais fraca, torna-se mais suscetível a se abrir, quando, ao menor esforço, uma parte de qualquer órgão pressiona essa região e desponta para fora dos músculos, sendo encontrado logo abaixo da pele.

Essa ruptura muscular pode implicar dores e diversos desconfortos, como náuseas, vômitos, incômodos para andar ou se sentar, dentre outras dificuldades.

Quando ocorre qualquer inchaço na região da hérnia abdominal ou quando a mesma aumenta de tamanho de forma rápida, principalmente, quando provoca muita dor,  o paciente deve procurar o mais breve possível o pronto-socorro. Nesse momento, o médico tentará empurrar a hérnia de volta ao interior do abdômen. Caso não haja sucesso, deverá proceder com a cirurgia.

Dificilmente uma hérnia volta a aparecer, quando o procedimento cirúrgico ocorre de forma adequada. De qualquer forma, as taxas de reincidência de hérnias não chegam à 1%.

Para evitar que uma hérnia apareça e atrapalhe a rotina do dia a dia, é recomendado pelos médicos que as pessoas evitem ao máximo erguer peso sem qualquer cuidado. Também que consumam mais fibras na dieta diária, procurem emagrecer, a fim de evitar o sobrepeso do corpo e, em caso de surgimento do problema, que não tentem, em hipótese alguma, tentar colocá-la para dentro por conta própria ou pressioná-la com apoio de faixas ou peso.

Procure um médico especialista ou um clínico geral para que ocorra o atendimento correto e adequado o quanto antes. Dessa forma, será possível amenizar o desconforto e agilizar a cura da hérnia abdominal rapidamente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe