hérnia abdominal

Como é a cirurgia e a recuperação da hérnia abdominal?

Uma hérnia abdominal é um “caroço” que se forma sob a pele, na região da barriga, provocado por algum órgão que tenha perpassado a parede muscular e então esteja apenas coberto pela pele. A hérnia abdominal geralmente provoca dores abdominais, vermelhidão, inchaço, e pode surgir em qualquer faixa etária, tanto em homens quanto mulheres.

Dentre as causas da hérnia abdominal mais conhecidas destacam-se a realização (constante) de esforço para tossir, levantar peso, e até mesmo a realização anterior de uma cirurgia na região da barriga ou do umbigo, que possa enfraquecer a parede muscular daquela região.

Cirurgia para hérnia abdominal

O cirurgia de hérnia é o tratamento indicado.  Funciona por meio de um procedimento que possa recolocar a parte do órgão que salta sob a pele, de volta para dentro da parede muscular. Em seguida esta parede muscular é fechada e o tempo de permanência no hospital não ultrapassa a dois dias.

Muito embora, em alguns casos, a hérnia abdominal possa por si só retornar à região abdominal. É o caso de bebês que sofrem com esta doença. Contudo, se até os 3 anos de idade, a hérnia abdominal não diminuir ou desaparecer, a única solução é a cirurgia.

Realizada em centro cirúrgico com o uso de anestesia local, raquidiana ou geral, a cirurgia de hérnia abdominal pode ser realizada tanto por abertura do abdômen como por videolaparoscopia ou cirurgia robótica. Desta forma, os órgãos são novamente empurrados e reintroduzidos no interior da barriga do paciente.

Em seguida, a abertura na parede muscular que propiciou o surgimento da hérnia, é novamente fechada com sutura.

Há, no entanto, os casos em que os músculos desta parede abdominal estejam bastante enfraquecidos, em razão de qualquer lesão mais grave. Nestas circunstâncias, o médico deverá utilizar uma tela de reforço, a fim de aumentar a sustentação dos músculos e garantir que a mesma não volte a abrir.

Como é a recuperação da hérnia abdominal?

O período após a cirurgia pede um repouso relativo, de um a dois dias, após os quais o paciente já recebe alta do hospital. Contudo, o médico fará algumas recomendações que são importantes para o perfeito restabelecimento do paciente. São elas:

  • Uso dos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico para tratar possíveis dores
  • Atividades do dia a dia como caminhar, subir escada, tomar banho, entre outros estão liberados a partir do primeiro dia.
  • Evitar qualquer tipo de esforço excesso e repetitivo, tais como carregar peso (30 a 90 dias dependendo do tipo de hérnia), dirigir (7 dias), fazer faxina pesada (15 a 30 dias), dentre outros.
  • Retorno ao trabalho entre 5 a 30 dias dependendo do tipo de trabalho e hérnia.
  • Voltar à consulta periódica com o médico, e reavaliação com o cirurgião em 7 dias
  • Retorno às atividades físicas mais intensas somente após 30 dias

Se obedecidas todas as recomendações, após a cirurgia, o risco de retorno da hérnia abdominal é baixo. O paciente tem a sua vida de volta ao normal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe