As hérnias aparecem com mais frequência nas regiões do estômago e do umbigo, em razão de esforços repetitivos que são diariamente executados. Contudo, existem ainda outros tipos de hérnias pouco conhecidas, como a hérnia femoral ou femorocele, por exemplo.
A hérnia femoral ocorre no canal do fêmur, que é uma parte do corpo que protege a artéria femoral, além de outras veias e nervos. Surge logo abaixo do ligamento da virilha, perto da coxa.
O que é uma hérnia?
Hérnias são descolamentos de partes de alguns órgãos que, através de orifícios abertos na parede muscular, conseguem perpassar esta parede e despontar sob a pele. Muitas vezes, estes orifícios aparecem de forma incomum, em camadas que separam cavidades internas do corpo.
É o caso da Hérnia de hiato, por exemplo, que ocorre quando parte do estômago passa por um orifício onde o esôfago atravessa o diafragma e, portanto, chega ao peito.
No caso da hérnia femoral, não é raro que o paciente não sinta absolutamente nada, nenhum tipo de dor ou incômodo. Isso quando o deslocamento de parte do intestino é pequeno. Quando médio ou grande, o paciente já sente maior incômodo para andar ou sentar, além de a mesma estar em ponto bem visível.
Geralmente, tal desconforto é maior quando a pessoa se levanta, comete algum tipo de esforço ou é obrigada a carregar peso. Além de atingir as regiões da coxa e da virilha, as dores da hérnia femoral também podem atingir ao quadril e muitas vezes, o paciente chega ao consultório acreditando estar com alguma hérnia inguinal (na virilha), dado que os sintomas são praticamente idênticos.
Em casos ainda mais graves, é comum que tais pacientes sintam dores de estômago, náuseas, ânsia de vômitos. Nesta hora é necessário procurar um médico urgente!
Há também outros sintomas quando a hérnia femoral provoca qualquer oclusão nos intestinos – isto é, quando a protuberância obstrui o canal intestinal, causando o famoso estrangulamento. Nestas circunstâncias, o intestino deixa de receber a oxigenação do sangue e o paciente pode correr um grave risco senão buscar socorro imediato. Os sintomas são de prisão de ventre, diarreia, excesso de gases, inchaço na barriga e cólicas.
Como identificar a hérnia femoral?
Uma maneira de identificar ainda melhor a hérnia femoral é verificar (no caso do paciente) se ocorre ou não alguns dos sintomas listados, tais como prisão de ventre, seguido de sobrepeso, tosse crônica, dificuldade para urinar e ao ter que exercer qualquer tipo de esforço físico simples, como se abaixar.
Pessoas que tenham nascido de partos prematuros ou que exerçam diariamente enorme esforço físico e repetitivo devem permanecer atentas ao menor abaulamento no corpo ou sintoma estranho. Pode ser que alguma destas regiões esteja com a parede muscular enfraquecida e, portanto, seja necessário consultar um médico para o melhor diagnóstico e tratamento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.