Female doctor with a stethoscope is holding mock stomach in the hands. Help and care concept

Câncer de estômago: entenda quando a cirurgia é indicada

O câncer de estômago é uma condição muito séria que acomete muitas pessoas no Brasil. São diagnosticados por ano mais de 10 mil casos. Em alguns casos, o tratamento indicado pode ser a cirurgia. Justamente por isso é importante entender quando ela pode ser indicada.

Pensando nisso, preparamos o post a seguir com as principais informações sobre o câncer de estômago. Caso tenha interesse, não deixe de continuar a leitura!

O que é o câncer de estômago?

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, ocorre em função de um crescimento anormal de células. Ele se desenvolve lentamente. Geralmente atinge homens por volta dos 60-70 anos. Cerca de 80% dos pacientes têm mais de 50 anos. 

Pode afetar qualquer parte do estômago, embora seja mais comumente observado em uma região chamada de corpo do estômago. O tipo adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago.

Quais são os principais sintomas?

É importante estar muito atento ao surgimento de qualquer sintoma que possa alertar para este tipo de câncer, pois geralmente aparecem em estágios muito avançados da condição. Dentre eles, os principais são:

  • Azia constante;
  • Dor na barriga frequente;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Sensação do estômago cheio, após as refeições;
  • Perda de apetite;
  • Fraqueza e cansaço;
  • Vômito com sangue ou sangue nas fezes;
  • Emagrecimento sem causa aparente.

Quais são os tipos de câncer de estômago?

O tipo intestinal é o mais comum no Brasil. Encontra-se tipicamente no estômago distal, com ulcerações, frequentemente precedido por lesões pré-malignas. É um tipo bem diferenciado, com formação de estruturas glandulares. Sua disseminação é quase sempre hematogênica.

Já o tipo difuso geralmente acomete pacientes mais jovens. Promove um espessamento disseminado do estômago. Não possui formações glandulares, apresentando as famosas células em anel de sinete

É um tumor “infiltrativo”, manifestando-se na endoscopia com úlceras infiltradas ou linite plástica (infiltração difusa do órgão – estômago não distensível, sem pregas e luz estreitada pela infiltração da parede gástrica pelo tumor)

Afinal, como funciona o tratamento e quando a cirurgia é indicada?

O tratamento para câncer de estômago pode ser feito com cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia-alvo ou imunoterapia, dependendo do tipo e da evolução do câncer e do estado geral de saúde da pessoa.

A cirurgia para câncer de estômago é o tratamento mais comum e com melhores resultados no tratamento deste tipo de câncer, quando em estágio inicial. Pode ser indicada de acordo com diversos fatores como o tipo de câncer, estágio da doença, quadro de saúde geral do paciente, dentre outros.

A cirurgia pode ser usada para remover apenas o câncer, uma parte do estômago, ou todo o estômago, bem como os gânglios linfáticos da região, dependendo do estágio da doença.

Veja a seguir alguns procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados são:

  • Gastrectomia subtotal: Consiste na retirada de apenas uma parte do estômago, conservando a outra parte saudável;
  • Gastrectomia total: Consiste na remoção de todo o estômago e está indicado para quando o câncer atinge já todo o órgão ou se localiza na parte superior.
  • Ressecção endoscópica da mucosa: É realizada nas fases iniciais da doença, em que o câncer é removido através de endoscopia.

Por fim, com a leitura deste post, você ficou por dentro dos principais pontos a respeito da condição de câncer de estômago. Em caso de emergência, procure acompanhamento médico especializado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe