A cirurgia oncológica é um procedimento muito utilizado no combate aos mais diversos tipos de tumores, sejam malignos ou benignos. Mesmo assim, ainda é uma metodologia que causa medo às pessoas devido a ausência de informações.
Deseja saber mais sobre o assunto? Pensando nisso, preparamos o texto a seguir com mitos e verdades sobre a cirurgia oncológica. Não deixe de continuar a leitura!
O que é cirurgia oncológica?
A cirurgia oncológica consiste na retirada do tumor por meio de operações no corpo do paciente. O ato cirúrgico pode ter finalidade curativa, quando há detecção precoce e é possível a retirada total do tumor.
Pode também ter finalidade paliativa, quando o objetivo é reduzir a quantidade de células tumorais e controlar sintomas que podem comprometer a qualidade de vida do paciente.
O procedimento cirúrgico deve ser realizado sempre sob anestesia, em ambiente adequado e com material e equipe devidamente preparados para a intervenção.
Além disso, deve considerar simultaneamente aspectos técnicos, como o conhecimento sobre a doença e seu estágio de desenvolvimento, bem como aspectos relacionados ao adequado pré-operatório do paciente.
Quando é indicada?
Geralmente esse procedimento é indicado para quase todos os pacientes com tumores sólidos. Há apenas alguns tipos de câncer que não podem ser tratados por meio da cirurgia, como o de canal anal.
4 mitos e verdades sobre a cirurgia oncológica
De fato existem diversas dúvidas sobre a realização da cirurgia oncológica. A Internet está repleta de dados capazes de transformar mitos em verdades. Pensando nisso, elaboramos a lista a seguir:
- A cirurgia oncológica exige cuidados adicionais – VERDADE
Assim como em outras intervenções dessa natureza, a cirurgia oncológica também exige cuidados tanto no pré-quanto no pós-operatório. Portanto, antes do procedimento, o paciente passa por acompanhamento nutricional e avaliação geral.
Esse é um passo importante para afastar ou controlar doenças pré-existentes. Já no pós-cirúrgico, uma série de medidas são adotadas para acelerar a recuperação. Elas variam conforme a técnica utilizada.
- A cirurgia oncológica é a única forma de tratar o câncer – MITO
Embora seja um procedimento com uma alta taxa de sucesso, não é a única forma de tratar um câncer. Entre as demais possibilidades estão a quimioterapia, radioterapia, terapia-alvo, imunoterapia, além da cirurgia.
- Após a cirurgia podem ocorrer complicações – VERDADE
A cirurgia oncológica, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, possui riscos de complicação pós-operatório. Neste caso, além de problemas relacionados à região onde o tumor foi retirado, podem ocorrer febre, calafrios, dor intensa, dentre outros.
- Após a cirurgia, é preciso realizar acompanhamento médico – VERDADE
Mesmo em caso de sucesso total no procedimento, é essencial realizar exames de seguimento como, tomografias em intervalos de 3 a 6 meses. Não havendo lesões, os intervalos vão ficando maiores. Podem também ser realizados exames físicos e administração de medicamentos.
Então, com a leitura deste post, você ficou por dentro dos principais mitos e verdades a respeito do procedimento de cirurgia oncológica. Portanto, em caso de necessidade de realização, procure orientação médica especializada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!