No Brasil, 2 em cada 10 indivíduos sofrem com o quadro de pedra na vesícula. Devido ao fato da doença poder ser assintomática em algum momento, o diagnóstico pode ser feito num estágio mais avançado, gerando complicações. Por isso é importante entender quais sinais indicam que você pode ter desenvolvido esta condição.
Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? No texto a seguir você encontrará os principais sinais que indicam que você pode ter desenvolvido o quadro de cálculo biliar. Portanto, não deixe de continuar a leitura!
Mas antes, o que é pedra na vesícula?
A vesícula biliar é um pequeno órgão, no formato de bolsa, que tem parte importante no processo digestivo. Está situado logo abaixo do fígado. Tem a função de armazenar uma substância produzida pelo fígado que leva o nome de bile.
Esta substância contém enzimas como colesterol e sais minerais. Quando ocorre, por algum motivo, o excesso destas enzimas alterações são causadas na bile e, uma vez depositadas na vesícula, resultam no surgimento de pedras.
Estas pedras, também chamadas de cálculos, podem ter o tamanho de um grão de areia e serem expelidas facilmente. Ou podem ter o tamanho maior, causando muito desconforto e dificuldade para retirada.
Como é feio o diagnóstico de pedra na vesícula?
O diagnóstico de pedra na vesícula geralmente é feito por um gastroenterologista, através de avaliação dos sintomas e da realização de exames, como ultrassonografia, e o tratamento dessa condição pode incluir uso de remédios ou cirurgia.
Quais são os principais sinais de que você pode estar com pedra na vesícula?
A pedra na vesícula pode não causar sintomas por meses. Porém, quando as pedras aumentam de tamanho ou quando bloqueiam os canais biliares, sintomas graves começam a aparecer anunciando o quadro. Veja a seguir sinais que você pode ter desenvolvido esta condição:
- Inchaço abdominal
Com os danos causados pelo processo digestivo pela falta da bile há uma maior tendência para a formação de gases, que deixam a barriga inchada.
- Náusea e vômito
As dores costumam ser acompanhadas por náuseas e vômitos, especialmente quando a pessoa consome uma grande quantidade de comida ou alimentos gordurosos. Sintomas como sensação de peso no estômago e regurgitação também podem ocorrer.
- Fezes pálidas e urina escura
A cor amarronzada das fezes é devido a um pigmento presente na bile. Uma vez que, durante o quadro, a vesícula não consegue liberar essa substância para o intestino, as fezes tendem a ficar mais claras.
- Cólica biliar
A cólica biliar é uma dor abdominal intensa e repentina. Ela aparece quando a comida está passando pelo duodeno e provoca a contração da vesícula, que não consegue liberar a bile devido à obstrução do duto pelas pedras.
Os cálculos biliares podem causar inflamações na própria vesícula e nos dutos biliares, caso não sejam devidamente tratados. Além disso, podem levar a uma infecção generalizada, com alto risco de morte.
Então, com a leitura deste texto, você ficou por dentro dos principais sinais que indicam que você pode estar com pedras na vesícula. Portanto, caso apresente algum destes sinais, procure imediatamente um médico especialista.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!