Refluxo Gastroesofágico

Refluxo gastroesofágico: quando a cirurgia é indicada?

A doença do refluxo gastroesofágico, também conhecida pela sigla DRGE, é uma condição que causa sintomas desagradáveis e/ou complicações. No Brasil, é um dos diagnósticos mais comuns na gastroenterologia. Em determinados casos, o tratamento pode ser feito através de procedimento cirúrgico.

Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir você vai ficar por dentro dos principais pontos sobre a indicação cirúrgica no tratamento desta condição. Portanto, não deixe de continuar a leitura.

O que é refluxo gastroesofágico?

O refluxo gastroesofágico consiste no o retorno do conteúdo gástrico presente no estômago para o esôfago, que causa inflamação da parede do tubo, resultando em sintomas como queimação, azia e sensação de bolo na garganta.

O refluxo gastroesofágico é causado, na maioria das vezes, por alteração no funcionamento do esfíncter, uma válvula situada entre o esôfago e o estômago.  A mucosa do esôfago, faringe e boca, não estão preparadas para receber o conteúdo ácido. Portanto, sintomas desconfortáveis, podendo se tornar complicações sérias e perigosas.  

Qual o tratamento para refluxo gastroesofágico?

O tratamento para casos leves de refluxo gastroesofágico é feito através de medicamentos que aliviam os sintomas causados pela condição. Esses remédios causam o controle da produção de suco gástrico e melhoram a motilidade do estômago. Sendo assim, a digestão acontece de uma forma mais fácil.

Além disso, são recomendadas mudanças nos hábitos alimentares do paciente, evitando alguns alimentos e diminuindo porções. Em casos do tratamento clínico não ser suficiente, indica-se procedimento cirúrgico.

Quando a cirurgia é indicada como tratamento?

O tratamento cirúrgico geralmente é indicado nas situações em que a doença é muito intensa ou nos casos em que ocorrem complicações como por exemplo, a metaplasia intestinal. 

A técnica mais utilizada é a laparoscopia. Isso porque é um procedimento considerado menos invasivo do que as cirurgias abertas, apresentando uma recuperação mais rápida.Costuma ser realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral.

O cirurgião faz até cinco pequenos cortes na região mais alta do abdômen por onde ele vai inserir os instrumentos cirúrgicos e uma pequena câmera. É com o auxílio dela que se torna possível visualizar o local que deve ser operado eliminando. A duração é de aproximadamente 40 minutos.

Na maioria das vezes, o paciente recebe alta um dia após o procedimento. De toda forma, é preciso respeitar o período pós-operatório, mantendo um repouso de uma ou duas semanas para voltar ao trabalho e respeitando uma dieta que progrida lentamente até alimentação normal, em poucas semanas, conforme descrito abaixo.

Quais são as possíveis complicações?

Esta cirurgia, como qualquer outro procedimento de mesma natureza, possui riscos, ainda que mínimos. Não sendo seguidos devidamente os cuidados pós-operatórios, podem surgir complicações como sangramento, infecções, inchaços, traumas, dentre outras. 

Dependendo da gravidade, essas complicações podem levar à necessidade de o paciente ser operado novamente através de cirurgia convencional para correções.

Cuidados pós-operatórios

Recomenda-se que nos primeiros dias, sejam feitas pequenas caminhadas leves para não permanecer muito tempo sentado ou deitado. Mas é importante ressaltar a importante necessidade de se evitar atividades mais intensas como, levantar pesos, e os exercícios físicos

Atividade diárias podem ser reintegradas gradativamente durante a recuperação, conforme orientação do médico e de acordo com o andamento do processo. É fundamental manter o local operado limpo e seco para facilitar a cicatrização. Caso haja prescrição de  medicamentos, como analgésicos, devem ser tomados conforme orientação.

Então, com a leitura deste texto, você foi informado sobre os principais pontos da indicação de cirurgia nos quadros de refluxo gastroesofágico. Portanto, caso tenha realizado o processo, fique atento e mantenha contato regular com seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe