O Que É o Bypass Gástrico? Indicações e Procedimentos

O Que É o Bypass Gástrico? Indicações e Procedimentos

A obesidade é considerada um problema mundial de saúde pública. A cirurgia bariátrica é uma das alternativas de tratamento para os casos mais graves e pode ser realizada a partir de diferentes técnicas, sendo o bypass gástrico o mais utilizado.

Você conhece esse procedimento? Quer saber mais sobre os detalhes desse tratamento? Então, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema.

Entenda a técnica de bypass gástrico

A cirurgia bariátrica é uma alternativa eficaz para o tratamento de pacientes portadores de obesidade mórbida e de comorbidades. A técnica varia em sua forma, mas consiste em reduzir o tamanho do estômago e desviar o caminho do intestino. Assim, o paciente sente menos fome, perde a compulsão alimentar e reduz o seu peso.

Ainda, esse procedimento é regulado pela resolução n.º 1.942/2010 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que, entre outras coisas, estabelece requisitos que comprovam a aptidão do paciente para o procedimento. 

A técnica de bypass gástrico é um dos métodos disponíveis para a realização da cirurgia bariátrica, sendo o procedimento mais realizado no Brasil, correspondendo a 75% de todas as cirurgias bariátricas já executadas. 

Isso se deve, principalmente, à reconhecida segurança e eficácia da técnica, além da possibilidade de redução de até 70% do peso inicial. No entanto, esse tratamento é considerado o último recurso, pois não se destina a quem busca o emagrecimento, mas sim para aqueles que estão obesos e não conseguem controlar o seu peso. 

Como a técnica é feita?

A técnica de bypass gástrico consiste na realização de uma ampla alteração no funcionamento do sistema digestivo. Geralmente, o procedimento leva cerca de duas horas e, devido a sua complexidade, o paciente precisa permanecer internado por cerca de cinco dias. 

Ainda, esse tipo de cirurgia bariátrica é feito por videolaparoscopia, sem grandes incisões. Quando não for possível, o procedimento pode ser feito via laparotomia, que consiste na abertura total do abdômen.

No bypass gástrico, realiza-se um corte no estômago, dividindo-o em duas partes. A porção maior perde grande parte das suas funções e deixa de armazenar alimentos. Posteriormente, realiza-se um corte no jejuno, parte inicial do intestino. 

Em seguida, cria-se uma passagem direta para os alimentos através da conexão de uma porção do intestino com a parte menor do estômago. Depois, a outra parte do intestino é conectada à porção maior do estômago. Com isso, o alimento passa pela ligação anterior, se mistura com as enzimas digestivas, ocorrendo a digestão. 

Quando é indicado o bypass gástrico?

O bypass gástrico é indicado para o tratamento da obesidade e das doenças associadas. Um dos critérios utilizados para habilitar um paciente ao procedimento é a mensuração do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Assim, a cirurgia bariátrica é indicada para pessoas com o IMC igual ou maior que 40 kg/m², ou entre 35 e 39 kg/m², desde que haja comorbidades associadas. Para ser considerado apto à cirurgia, o paciente precisará passar pela análise de uma equipe multidisciplinar, composta por endocrinologista, nutricionista, psicólogo, cirurgião bariátrico e outros especialistas.

Como é a recuperação?

Geralmente, a recuperação é lenta, podendo levar até 12 meses. Entre as principais orientações médicas para este período, estão:

  • Usar os medicamentos prescritos;
  • Não realizar esforços físicos nos primeiros 30 dias para evitar que os grampos se soltem;
  • Realizar a dieta prescrita pelo nutricionista;
  • Manter a suplementação de ferro e/ou de vitamina B12 no pós-operatório pelo tempo orientado pelo profissional;
  • Fazer curativos no abdômen uma semana após a cirurgia;
  • Retirar o dreno após o período indicado.

Enfim, com a leitura deste texto, você conheceu um pouco mais sobre a cirurgia de bypass gástrico, suas indicações e cuidados pós-operatórios. Portanto, se você foi considerado apto à cirurgia bariátrica, converse com seu médico sobre esta técnica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe