A obesidade é um problema mundial de saúde pública. Em casos graves dessa doença, a cirurgia bariátrica surge como uma alternativa eficaz para uma acentuada e rápida perda de peso. No entanto, é um procedimento complexo e possui alguns pré-requisitos.
Além de diversos cuidados no pós-operatório, o paciente precisa mudar sua alimentação e inserir alguns hábitos para garantir a eficácia do tratamento. Neste sentido, preparamos este artigo para falar mais sobre essas medidas.
Alimentos saudáveis após a cirurgia bariátrica
Por se tratar de uma cirurgia invasiva, não podemos deixar de lado alguns cuidados no pós-operatório para que a recuperação seja mais tranquila e eficiente. Restrições alimentares e dietas nessa fase são importantes, pois o seu organismo passou por uma mudança e precisa se adaptar aos poucos a essa nova realidade. Listamos abaixo alguns alimentos e cuidados que você precisa ter.
1. Evite o consumo de bebidas industrializadas
Refrigerantes, águas gaseificadas e sucos em pó são exemplos de bebidas industrializadas que devem ser evitadas por quem passou pela cirurgia bariátrica, mesmo após o restabelecimento da alimentação sólida.
2. Hidrate-se
Outro cuidado de extrema importância é garantir a hidratação necessária para o bom funcionamento do organismo, especialmente para quem realizou a bariátrica. Neste sentido, a recomendação é pela ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia. Porém, sempre em pequenas porções.
3. Priorize o consumo de proteínas
Durante todo o período de recuperação, o paciente tende a não ingerir a necessidade diária de proteínas. Neste sentido, uma das principais recomendações após o início da alimentação sólida é, com moderação, reinserir as proteínas na dieta.
Porém, você deve priorizar as proteínas de alto valor biológico, como aquelas encontradas em alimentos de origem animal. Isso porque esse nutriente ajuda na construção e manutenção dos tecidos, enzimas, hormônios e anticorpos.
4. Consuma alimentos ricos em vitamina D
Após a cirurgia bariátrica é comum que ocorram algumas deficiências nutricionais, em especial aquelas relacionadas à vitamina D e as do complexo B. Neste sentido, insira na sua dieta alimentos ricos nesses nutrientes.
As principais fontes alimentares de vitamina D são as carnes, peixes, frutos do mar, ovo, leite, queijos e cogumelos. No caso das vitaminas do complexo B, os alimentos com maior teor são espinafre, carnes vermelhas, castanha de caju, soja, fígado, amendoim, entre outros.
5. Suplemente os nutrientes
Embora seja necessário priorizar os alimentos ricos em vitamina D e do complexo B, nem sempre essa ingestão atende à demanda diária ou a absorção dos nutrientes é deficiente. Nessas situações, a suplementação é essencial.
Ainda, os suplementos vitamínicos devem ser prescritos pelo seu médico e precisam atender a 100% ou ⅔ das necessidades diárias do seu organismo. Essa simples medida ajuda a evitar diversas deficiências.
6. Não consuma os alimentos proibidos após a cirurgia bariátrica
Antes, durante e após a cirurgia bariátrica, o paciente terá acompanhamento nutricional. O objetivo é instruí-lo a como e quando se alimentar, garantindo a manutenção dos resultados do tratamento.
Assim, o paciente também será orientado sobre os alimentos que não devem ser consumidos. Entre eles, estão: temperos prontos, pimentas de diferentes tipos, alimentos ricos em açúcar e frituras.
7. Não consuma bebidas alcoólicas no pós-operatório da cirurgia bariátrica
Assim como mencionamos alimentos agressivos ao estômago, o álcool pode afetar a mucosa do estômago e do intestino. Além disso, as bebidas alcoólicas são altamente calóricas, prejudicando o tratamento.
Enfim, se você irá realizar ou já passou pela cirurgia bariátrica, siga essas dicas para garantir o sucesso do tratamento. Além dessas orientações, o seu médico irá instruí-lo sobre diversos outros cuidados, inclusive sobre a necessidade de manter o acompanhamento por toda a vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!